Após tantos casos

Polícia aborda passageiros em operação no transporte coletivo

O transporte coletivo da região norte da capital ganhou um reforço de segurança, na noite desta sexta-feira (20). Equipes do 12.º Batalhão da Polícia Militar realizaram diversas abordagens em vários pontos e linhas de ônibus que passam pelos bairros Santa Felicidade, São Braz e Butiatuvinha.

Depois das blitze, os policiais foram para o terminal de Santa Felicidade, onde abordaram passageiros. Foto: Lineu Filho.
Depois das blitze, os policiais foram para o terminal de Santa Felicidade, onde abordaram passageiros. Foto: Lineu Filho.

Um dos pontos de abordagem foi no final da Avenida Manoel Ribas, no bairro Butiatuvinha. Todos os ônibus que passam pelo local foram parados e alguns passageiros revistados. Veículos e pedestres também foram parados na ação. Também houve blitze na Avenida Toaldo Túlio e Rua Antônio Escorsin.

Depois das blitze, os policiais foram para o terminal de Santa Felicidade, onde abordaram passageiros que estavam no terminal ou desembarcando dos coletivos que chegavam ao local. Conforme o tenente Kendi, do 12.º Batalhão, objetivo das operações é o de propiciar a sensação de segurança dentro dos coletivos e o de inibir as ocorrências de furtos e roubos no transporte coletivo. Ele comenta que essas operações já estavam acontecendo desde terça-feira no bairro – assim como em vários outros pontos da capital, conduzidas por outros batalhões da PM – e que elas devem se tornar rotineiras a partir de agora. “Inicialmente estamos escolhendo as linhas que têm apresentado a maior quantidade de ilícitos”, comenta o tenente.

Foto: Lineu Filho.
Foto: Lineu Filho.

Na última terça-feira, a operação, feita nos mesmo s locais, abordou 153 pessoas e 10 ônibus. Uma pessoa que tinha mandado de prisão em aberto foi presa e outras três pessoas foram encaminhadas à delegacia, para assinarem termo circunstanciado por posse de drogas. Na blitz, um veículo foi recolhido por conta de pendências administrativas com o Detran.

Abordagens ocorreram dentro dos terminais e fora, envolvendo passageiros e pedestres. Foto: Lineu Filho.
Abordagens ocorreram dentro dos terminais e fora, envolvendo passageiros e pedestres. Foto: Lineu Filho.

O tenente orienta que, quem perceber ações de danos aos coletivos, ou situações “estranhas”, em que o usuário perceba a iminência de um assalto, ou que tenha a relatar uma situação que acontece frequentemente nos coletivos e terminais, que informe a Guarda Municipal (telefone 153) ou a Polícia Militar (telefone 190). “Quando tem cidadão com má intenção, precisamos de ajuda da população para pegá-lo”, pede o tenente.

Voltar ao topo