Espantando o frio: Saiba como escolher uma roupinha para o seu cachorro

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O frio do inverno está de volta! Assim como nós, os pets também sofrem quando a temperatura cai, por isso, eles precisam de uma casinha, um cobertor e uma boa roupinha para se manterem aquecidos durante a estação.

Para saber como escolher a melhor roupa para seu melhor amigo, aquela que vai deixá-lo lindo e bem quentinho, conversamos com a veterinária da Cobasi Carla Storino Bernardes. Confira as dicas:

Mania Animal – Os cães precisam mesmo colocar roupas no frio?
Veterinária Carla Storino Bernardes – Imaginamos que os cães não sentem frio por serem cobertos de pelos, porém, nem sempre isto é uma verdade. Os pelos oferecem certa proteção aos cães, mas em alguns casos isto não é suficiente. Isto irá variar de acordo com a raça em questão, o ambiente no qual o animal vive (interno ou externo), a alimentação adequada, entre outros fatores.

+ Mania Animal: Gripe em cachorros e gatos: mitos e verdades sobre a doença!

MA – Que raças de cães sentem mais frio?
Veterinária Carla – Geralmente raças de cães de pelo curto são as que mais precisam utilizar as roupinhas. São elas: Wippet, Shiba, Chihuahua, Basset Hound, Beagle, Bloodhound, Boston Terrier, Boxer e Bulldog. Porém, os animais de pelo longo também podem usá-las. No inverno as roupinhas acabam sendo utilizadas para evitar doenças e não somente um acessório dispensável.

MA – Quais são os melhores tecidos para roupinhas?
Veterinária Carla – Os tecidos nas quais as roupinhas específicas para animais são produzidos são a malha, soft e matelassê. E não existe o melhor modelo e sim, aquele ao qual seu cão se adapta melhor.

+ Mania Animal: Cachorro ronca? Saiba o que pode causar tanto barulho durante o sono do pet!

MA – Por quanto tempo um pet pode ficar com as mesma roupinha?
Veterinária Carla – É ideal que a roupa seja retirada com frequência para evitar futuros problemas de pele e ou até mesmo para escovar o animal, e assim, evitar que o pelo apresente nó, ou se torne quebradiço com o passar do tempo.

+ Mania Animal: 10 dicas para tirar fotos incríveis do seu cachorro ou gat

MA – Filhotes ou cães idosos precisam estar mais protegidos?
Veterinária Carla – Animais com até aproximadamente três meses de idade não conseguem manter a temperatura corpórea e perdem calor com facilidade. Assim, os filhotes dependem do abrigo e da alimentação oferecida para manter o calor, devendo ficar em local protegido, confinado e aquecido. Já os animais idosos, podem apresentar patologias relacionadas a ortopedia, que em temperaturas mais baixas aumentam as dores em animais com doenças articulares. Filhotes e cães idosos podem se beneficiar com as roupinhas.

+ Mania Animal: Xô pulgas, carrapatos e parasitas! Proteja seu animalzinho e evite infestações

MA – Qual é o custo médio de uma roupinha?
Veterinária Carla – Isto varia de acordo com o tamanho, fabricante e tecido utilizado. Mas hoje há várias opções para os pets do mais variados portes.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br

Adoção responsável

Meninão este cachorro dócil e de olhos cor de mel tem cerca de um ano e meio, porte médio e 20 quilos. Amoroso e comportado, ele se dá bem com crianças, gatos e outros cães. Já vacinado, Meninão será castrado antes da adoção. Para adotá-lo fale com a Tammy (41) 98405-4088. Foto: Divulgação.