Por: Tribuna do Paraná
Produtos rotulados como "bebida sabor café" surgiram nos mercados. Esses itens não têm grãos de café, mas são feitos de cascas, folhas e outros subprodutos da planta. Como identificar o Cafake?
Devido ao aumento nos preços do café, algumas empresas estão comercializando essas versões "fakes" como alternativas mais baratas. No entanto, esses produtos podem enganar consumidores desavisado
Por que o Café Fake está no mercado?
– Leia atentamente a embalagem: Procure termos como "bebida sabor café" ou "pó para preparo de bebida à base de café". Essas descrições indicam que o produto não é café puro.g1.globo.com – Observe o preço: Se o valor estiver muito abaixo do preço médio do café, desconfie. – Verifique a lista de ingredientes: Produtos autênticos listarão apenas "café" como ingrediente principal.
Como identificar o Café Fake?
– Prefira marcas reconhecidas: Opte por marcas com boa reputação no mercado. – Busque selos de qualidade: Produtos com certificações de qualidade oferecem maior segurança. – Desconfie de embalagens genéricas: Produtos que imitam a aparência de marcas conhecidas podem ser enganosos.
Não seja enganado com o "cafake"
Além de oferecer um sabor inferior, o consumo desses produtos pode representar riscos à saúde devido à presença de impurezas e falta de regulamentação adequada.
Riscos do consumo de Café Fake
Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) notificou a Anvisa e o Ministério da Agricultura sobre a comercialização desses produtos, buscando proteger o consumidor.
Abic está de olho!
Esteja sempre atento ao comprar café. Leia as embalagens, verifique os ingredientes e escolha produtos de fontes confiáveis para garantir qualidade e segurança em sua xícara diária.