O fim de semana está aí, e que tal curtir em família atrações bem educativas em Curitiba e até no Litoral? Eventos culturais de graça ou gastando pouco são essenciais, especialmente em pontos tradicionais da cidade.

continua após a publicidade

Vamos começar com a Biblioteca Pública do Paraná, no Centro de Curitiba. Sessões de contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado. De segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e sábados, às 11h, na seção Infantil. Ainda na Biblioteca, sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Cartas para Julieta” (2010), “Como Eu Era Antes de Você” (2016) e “Gente Grande” (2010). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábados, das 8h30 às 13h, na seção Braille.

Grupo Era Uma Vez faz sessões de contação de história na Biblioteca Pública do Paraná.

Na semana dos Museus, vale destacar o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). Neste sábado (20), o público poderá aproveitar espetáculos musicais na varanda do MIS-PR, sempre às 12h. Além disso, uma visita ao espaço é voltar ao passado da Comunicação e uma aula para os pequenos e também adultos sobre o tema.

Mais uma dica de Museu. Fica em cartaz até domingo (21), na sala 09 do Museu de Arte Contemporânea no MON, a mostra “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, de Cascavel. É uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. O MAC está funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer (MON) devido às reformas em sua sede original.

continua após a publicidade

Ao sair do Museu ou mesmo antes de ir, que tal mais uma edição dos Jogos do Piá? São tradicionais brincadeiras promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), nas regionais Pinheirinho, Matriz, Cajuru, CIC, Bairro Novo. Os jogos contam com pintura no papel kraft, perna de pau, bolinha de gude, bete ombro e futebol de botão. Além disso, nesta edição, todos os locais terão o carrinho de rolimã, bafo e circo, camarim de pintura e desafio do cabo de guerra.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Das 14h às 17h30 haverá brincadeiras e festivais gratuitos na Praça do Campeche (entre as Ruas Francisco Claudino Ferreira e Professor Júlio Theodorico Guimarães s/n – Pinheirinho), na Praça 29 de Março (Rua Desembargador Motta, s/n – Mercês), na Praça Abílio de Abreu (Rua Araújo Pôrto Alegre,135 – Guabirotuba), na praça ao lado do CRAS Corbélia (entre a Rua William Sade e a Rua dos Palmenses – São Miguel) e, por fim, na Praça do Campo Cerrado (Rua Jardim Alegre s/n – Sítio Cercado).

continua após a publicidade

Bora balançar o “esqueleto”

O festival Coolritba ocorre no sábado e terá 14h de shows na Pedreira Paulo Leminski. Além de 22 atrações musicais, o festival reúne arte, moda e cultura urbana. ( veja aqui programação completa) A primeira atração começa às 11h30. A estrutura desta edição é uma das maiores até hoje, e terá uma mudança importante na divisão do mapa: o Cool Stage se divide em “Lado A” e “Lado B”, dois grandes palcos lado a lado, um formato totalmente inédito. Preços variam de R$ 300 a R$ 800.

Outra super atração é a Dionne Warwick, cantora norte-americana, e prima de Whitney Houston. A apresentação é nesta sexta-feira (19), no Guairão, às 21h. Cinco vezes vencedora do Grammy, Dionne se despede dos palcos com a turnê One Last Time. Aos 82 anos, ela dá um show com os sucessos que alcançaram o topo da lista das músicas mais tocadas no mundo. As entradas são comercializadas no Disk Ingresso.

Viagem para ver o Cisne Branco

Navio-Veleiro Cisne Branco. Foto: Divulgação/Marinha do Brasil.

A Marinha do Brasil e a Portos do Paraná convidam o público em geral para visitar o Navio Veleiro Cisne Branco (U-20) no Porto de Paranaguá. A embarcação ficará à disposição nas tardes deste sábado (20) e domingo (21), das 13h30 às 17h30.

A entrada é gratuita mediante apresentação de documento de identidade com foto e uso de calçado fechado. A embarcação militar passa pelo Litoral como parte da viagem “Brasil 2023”, na qual percorre as costas Sul e Sudeste do Brasil.

No cais, não é necessário o uso de EPIs (equipamento de segurança) porque todos passarão em uma área reservada, mas é obrigatório o uso de calçados fechados (tênis, botas e sapatos sem salto, por exemplo). Outra dica importante é que cada visitante leve sua garrafa de água caso queira se hidratar durante o passeio.

O acesso para os visitantes se dará pelo Palácio Dom Pedro II, Avenida Portuária S/N.

Você já viu essas?

Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.