Cenas da Menopausa, comédia musical interpretada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, chega a Curitiba para uma curta temporada no Teatro Guaíra, nos dias 06, 07, 08 de junho.

continua após a publicidade

A atriz global, que foi mãe recentemente aos 55 anos, vive as personagens principais da peça que retrata situações vividas no chamado “segundo ato” da vida. São cenas curtas e números com paródias musicais com personagens divertidas, honestas e dramáticas.

As cenas do espetáculo refletem as inquietações da fase tão delicada para as mulheres, com angústias, sonhos e desejos que são impactados pela maturidade e pela incontornável menopausa.

Claudia Raia conversou com a reportagem da Tribuna do Paraná e contou como tem sido atuar na peça, que trata de um tema ainda cheio de tabus. Confira a seguir:

continua após a publicidade

Claudia, você acaba de viver uma experiência poderosa: foi mãe aos 55 anos. Agora estreia uma peça sobre a menopausa, um tema muitas vezes cercado de tabus. Como essas vivências se cruzam na sua vida e influenciam sua arte nesse momento?

Claudia Raia: Ser mãe aos 55 anos foi uma experiência absolutamente transformadora. Até os médicos ficaram sem palavras. Tive uma gravidez plena, amamentei, tive leite. Foi um renascimento e uma descoberta de vitalidade. Depois do parto, voltei com tudo para a menopausa, com todos os sintomas reativados. E tudo isso virou combustível para Cenas da Menopausa, que nasceu desse lugar. Não é só uma peça. É um grito de liberdade, um ato de coragem, uma conversa franca sobre o corpo da mulher, sobre a maturidade, sobre atravessar essa fase da menopausa e chegar do outro lado amparada, fazendo um tratamento que melhore sua qualidade de vida, e descobrir que a vida apenas segue para o segundo ato. E que podemos esperar potência desta fase! A arte me permite transformar todas estas vivências em um roteiro para despertar conversas, conexões, identificação, acolhimento, reconhecimento.

continua após a publicidade

Você interpreta várias personagens na peça Cenas da Menopausa, todas mulheres vivas, cheias de humor e também de contradições. Como foi o processo de criação dessas personagens? Tem algo da Claudia em cada uma delas?

Claudia Raia: Tem tudo de mim nelas! Cada personagem nasceu da escuta, da observação e também da minha própria história. E da Anna Toledo, que escreveu o texto enquanto também vivia a menopausa. Durante os ensaios, senti muitos dos sintomas voltarem com força total — foi como reviver tudo. E isso trouxe uma entrega muito real. As personagens são humanas, cheias de humor, mas também de dores, dúvidas, incompreensões. Então, como esse assunto da menopausa é muito nevrálgico, trazemos o humor para falar sobre este tabu com leveza. A peça permite rir e refletir, porque cada uma dessas mulheres carrega a potência de uma fase da vida que foi historicamente silenciada. Hoje, com 50 anos, uma mulher pode ser CEO, atleta, mãe, tudo ao mesmo tempo. E isso assusta, porque esta nova mulher não está nos livros. E como já falei, no final da peça temos uma troca com o público, peça, eu me dispo das personagens e falo como Claudia, me vulnerabilizo, e conto a minha história.

A peça é também uma forma de quebrar o silêncio sobre o climatério, um tema que ainda é pouco tratado. Como tem sido a resposta do público feminino nos bate-papos após o espetáculo? Rola identificação, desabafo, emoção?

Claudia Raia: Tem sido uma catarse. As pessoas querem falar, querem tirar o esparadrapo da boca! As mulheres descobrem lá que estão na menopausa. É uma coisa impressionante. Elas choram, riem, desabafam… É um espaço de escuta verdadeira. E não são só mulheres, viu? Muitos homens participam também, querendo entender e apoiar suas mulheres. Jovens que finalmente entendem que a mãe não está ficando maluca e desmemoriada, mas passando por uma transição. Então tem sido surpreendente esse retorno do público, a troca tem sido transformadora.

Você tem uma relação forte com Curitiba, já passou por palcos importantes da cidade. O que representa voltar agora com Cenas da Menopausa, depois do sucesso em Portugal, e o que o público curitibano pode esperar da peça no Guaíra?

Claudia Raia: Voltar a Curitiba é sempre uma alegria imensa. O público curitibano é atento, sensível e muito generoso e gosta de teatro. Depois da temporada que tivemos em Portugal, que foi um sucesso absurdo, com mais de 80 mil espectadores em apenas dois meses e meio de turnê, trazer Cenas da Menopausa para o palco do Guaíra é quase simbólico pra mim. É um prazer atuar em um teatro do porte do Guaíra que é referência e completa 150 anos! Então, podem esperar emoção, humor, verdade. Vai ser uma noite para rir, refletir e, acima de tudo, se reconhecer no palco. Essa peça é mais do que uma comédia, é um serviço público. E eu garanto: o Guaíra vai vibrar com essa história que é de todas nós.

SERVIÇO

Cenas da Menopausa

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Temporada: 06, 07 e 08 de junho de 2025, sexta e sábado, 21h; e domingo, 18h

Local: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba)

Ingressos

De R$ 25,00 a R$ 250,00

Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada