Prevenção

Projeto que amplia teste do pezinho é aprovado no Paraná

foto mostra duas mãos de uma laboratorista com amostras de sangue para o teste do pezinho
Teste do Pezinho vai analisar mais doenças de recém nascidos. Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça (5), em primeira votação, o projeto que aumenta o número de doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho. A ideia é transformar em lei o que já vem acontecendo na prática, garantindo que o avanço não seja passageiro.

O texto é de autoria da deputada Maria Victoria (PP), com um time de deputados como coautores: Mabel Canto (PP), Ney Leprevost (União), Bazana (PSD), Professor Lemos (PT), Matheus Vermelho (PP), Evandro Araújo (PSD) e Batatinha (MDB).

Maria Victoria não é novata nessa história. Desde 2015 ela vem trabalhando para aumentar o leque de doenças detectadas nos exames feitos no estado. Segundo a deputada, a mudança na lei vai garantir que a ampliação do teste vire uma política permanente.

+ Leia mais: Todos em prol de um único bebê: Trabalho da Fepe é minucioso e de extrema importância

“Por determinação do governador Ratinho Junior e do secretário Beto Preto, o Paraná vem ampliando, de forma gradual, de sete para 37 o número de doenças diagnosticadas pelos testes realizados pela FEPE (Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional)”, explica ao site da Assembleia Legislativa.

>>> Aliás, você conhece a FEPE? A Tribuna do Paraná convidou a instituição para o projeto Tamo Junto Com… Conheça mais sobre o importante trabalho realizado por esta valorosa turma.

“A atualização da lei garantirá que esse avanço seja perene. A meta é chegar, de forma organizada, a 50 doenças diagnosticadas, a exemplo do Distrito Federal”, acrescenta Maria Victoria.

Pezinho para todos

Para quem não sabe, o teste do pezinho não é opcional – é obrigatório e gratuito em todo o Brasil. Ele é feito logo nos primeiros dias de vida do bebê, quando coletam algumas gotinhas de sangue do calcanhar do piá.

+ Leia essa! RMC terá nova refinaria de etanol com investimento de R$ 2 bilhões

O projeto 426/2023 ajusta a legislação estadual (Política da Criança e do Adolescente no Estado do Paraná — Lei 19.173/2017) ao que já está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ampliando o número de doenças que podem ser detectadas nos recém-nascidos paranaenses.

O teste é considerado uma das ferramentas mais importantes para diagnosticar doenças genéticas, metabólicas e infecciosas.

“O diagnóstico precoce é essencial para salvar vidas, evitar danos e sequelas, aumentar as chances de cura e assegurar uma melhor qualidade de vida às crianças e às suas famílias”, pontua Maria Victoria.

A deputada lembra ainda que, em 2018, um projeto-piloto foi realizado durante a gestão da governadora Cida Borghetti, aumentando de seis para onze o número de doenças diagnosticadas em testes feitos em Curitiba e Região Metropolitana. “Isso possibilitou que ao menos 19 crianças fossem salvas no período”, ressalta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna