Caiu a casa

Preso quinteto que roubou agência do Banco Popular

Os cinco bandidos que assaltaram uma agência bancária no Boqueirão, nesta sexta-feira (11), eram velhos conhecidos da polícia. Um deles está condenado a quase 50 anos de prisão e tinha fugido da cadeia há quatro dias. O quinteto foi apresentado ontem à tarde, na sede do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Hauer. Todos têm extensa ficha criminal e dois eram foragidos da Colônia Penal Agroindustrial, em Piraquara.

Robson Jorge Vieira, 35 anos, um dos fugitivos, está condenado há 47 anos e cinco meses em regime semiaberto por roubos e um atentado contra um policial civil, em 1998. Edson Miranda Costa, 30, que tinha fugido com Jorge, tem pena de 31 anos e três meses para cumprir por roubo, homicídio, extorsão, entre outros delitos praticados na capital e interior do estado, também em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Polícia Civil
Marcelo, Evandro e Ferguison, que foi baleado na perna ao reagir à abordagem.

Evandro Gomes de Oliveira, 24 anos, tinha passagens pela polícia por crimes semelhantes, mas estava em liberdade, assim como Marcelo Adriani Fron, 44. O quinto detido, Ferguison Lopes de Souza, 24, foi baleado na perna durante a prisão, porém, já estava na carceragem do Cope, recuperado do ferimento.

Assalto

Na quinta-feira, por volta das 16h, o quinteto assaltou a agência bancária e fugia com o dinheiro quando policiais do Cope chegaram. Houve troca de tiros e correria. Um assaltante se entregou, mas os outros três pularam muros de várias casas. Ferguison foi baleado e, na sequência, os comparsas se entregaram. “Foi uma operação complicada porque a troca de tiros aconteceu perto de várias casas, representando risco à população”, comentou o delegado Leonardo Bueno Carneiro.

Polícia Civil
Edson e Robson fugiram juntos da Colônia Penal.

Apreensões

O Corsa e o Palio usados pela quadrilha foram apreendidos e também um colete balístico, que havia sido roubado de um vigilante, três revólveres calibre 38, uma pistola 380 e munições.