Puro golpe

Povo é enganado por falso ganhador e perde dinheiro em jogo da bolinha

O fotógrafo Felipe Rosa flagrou, na tarde de ontem, “o jogo da tampinha” sendo realizado entre as ruas Pedro Ivo e a Desembargador Westphalen, no Centro. A brincadeira é simples: uma pessoa aposta uma quantia em dinheiro e precisa adivinhar embaixo de qual tampinha está uma bola. Se acertar, leva o dinheiro que apostou e mais um pouco. O problema é que os jogadores são enganados, já que quem manuseia as tampinhas, esconde a bolinha e, portanto, fica impossível para que o apostador ganhe o jogo.

O grupo usa de vários artifícios para enganar os apostadores. Além do operador esconder a bolinha durante o jogo, um indivíduo fica narrando a aposta para chamar a atenção de mais pessoas. O bando também utiliza uma isca. Nas imagens, uma pessoa, que faz parte do grupo, aposta cem reais e ganha o jogo. Com isso, quem está ao redor se sente seguro para jogar, mas acaba perdendo.

De acordo com o delegado Fábio Lopes, da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, a ação não pode ser considerada como um golpe. “É uma contravenção de jogo de azar”, disse. O delegado explica que a pessoa é enganada, mas não por meio de uma fraude, mas sim, por uma habilidade específica de quem faz o jogo. “Ela faz uma aposta e sabe que pode perder”, comentou.

Quem for flagrado fazendo este tipo jogo é encaminhado à delegacia, onde assina um termo circunstanciado e é liberado. A pessoa pode pegar de três meses a um ano de prisão e recebe uma multa. Denúncias sobre onde o jogo está sendo realizado podem ser feitas para a Polícia Militar ou ao distrito policial da área.