População sobe e efetivo da PM diminui em Fazenda Rio Grande

Na busca por soluções que diminuam a onda de assaltos e furtos em Fazenda Rio Grande, o tenente-coronel Marcos Scheremeta, comandante do 17.º Batalhão de Polícia Militar, afirmou que investe na prevenção ao crime e em operações policiais. Entretanto, ele admite que o efetivo do batalhão diminuiu, enquanto a população aumentou nos últimos anos, e que agora o número de policiais é insuficiente.

Para atender os cerca de 100 mil moradores do município de 115 mil quilômetros quadrados, os policiais contam com duas viaturas, sendo que o carro que estava quebrado, voltou a funcionar. Para fazer o trabalho preventivo há outras duas viaturas e uma moto, segundo afirmou. ?Para compensar a carência de policiais, realizamos várias operações no município. Apenas em 2007 foram 74 ações. Entretanto, investimentos em educação, saneamento básico e saúde também são importantes para diminuir a violência?, avaliou.

Demora

O comandante afirmou que, no assalto ocorrido na semana passada, em uma loja de som e alarmes, os PMs demoraram 10 minutos para chegar e não duas horas, como foi relatado pelo dono do estabelecimento. ?Sabemos que, para as vítimas, cinco minutos parecem uma eternidade, mas em nossos registros podemos comprovar que os policiais o atenderam rapidamente?, garantiu Scheremeta.

O 17.º Batalhão de Polícia Militar é responsável pelo atendimento a 22 municípios da região metropolitana. Quando foi criado, há 18 anos, tinha 1.017 policiais e, hoje conta com 727. Os outros saíram por aposentadoria, exclusão ou problemas de saúde. ?Não é tarefa fácil contratar policiais. O trâmite de concurso até a formação demora em média dois anos. Enquanto isso, nós fazemos o melhor que podemos e a população pode contar conosco?, finalizou o comandante. Os telefones da PM de Fazenda Rio Grande são: 3627-9298 e 9918-9701.

Voltar ao topo