Unidade Paraná Seguro

Polícia quer implantar mais dez UPS em Curitiba

Curitiba teve instalada na manhã desta quinta-feira (1.°) a sua primeira Unidade Paraná Seguro (UPS), a versão paranaense das (Unidades de Polícia Pacificadora) UPPs cariocas. Para a operação foram necessários 450 policiais, militares e civis, que atuam no bairro Uberaba.

Um forte aparato foi montado para que a ocupação do bairro acontecesse. Helicóptero, cães farejadores e viaturas fechando as entradas do bairro foram usados para garantir o sucesso da operação.

A operação desta quinta-feira resultou, até o meio-dia, na abordagem de 2.371 pessoas e de 1.351 veículos – entre os quais um carro roubado, que foi recuperado. Três pessoas foram presas, somando-se às prisões realizadas nas últimas semanas, durante a fase de preparação da operação – que marca o início do processo de implantação da primeira UPS no Paraná. Também foram emitidas sete multas de trânsito.

A polícia cumpriu 34 mandados de prisão e apreensão. O foco da ocupação são as vilas União/Audi, Icaraí, Centauro e Primavera.

Instalação

Essa ainda é a primeira fase do projeto, que prevê a entrada de uma série de serviços, incluindo delegacias e módulos policiais nas regiões mais violentas de Curitiba e região metropolitana. Em princípio, será instalado módulo móvel de polícia.

Secretário

O secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, falou, em uma entrevista para uma rádio de Curitiba nesta quinta-feira (1.º), que o objetivo da UPS é de “melhorar a condição da segurança pública no local, diminuindo a taxa de homicídios, problemas com o tráfico de drogas, entre outros”.

Para poder realizar toda esta ação, o secretário informa que foi necessário trabalhar principalmente com a inteligência policial. “Esta operação levou meses para ser montada. Foi feito um mapeamento para identificar onde atuavam os traficantes, bandidos foragidos e locais onde as drogas eram consumidas. Com posse destas informações, estão sendo cumpridos 34 mandados de busca e apreensão para prender estas pessoas”, revela. César diz ainda que a abordagem está sendo realizada em todos os moradores, mas sem abuso. “Não tem nada de pé na porta ou constrangimento. Estamos verificando todos, mas com discrição e respeito”, garante.

O Uberaba irá receber duas unidades físicas da UPS. A ideia é implantar mais 10 destes espaços em Curitiba. Posteriormente, o projeto será levado para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e outras cidades do Estado.

Confira a galeria de fotos e o vídeo da ação das polícias.