Polícia prende em Santa Catarina acusados de crimes em Cascavel

O Grupo de Diligências Especiais (GDE) da polícia de Cascavel prendeu na tarde de sexta-feira (12), na cidade de Joinville, em Santa Catarina, Joaquim Eduardo Silva de Lima, 22 anos e Genésio Chaves, 35 anos. Os dois são acusados de latrocínio e tentativa de homicídio em Cascavel.

O delegado que chefiou as investigações, Amadeu Trevisan Araujo, avalia que o trabalho integrado foi fundamental para a elucidação do caso. “A ação rápida demonstra o bom trabalho da Polícia Civil que, integrada com o Ministério Público e o Poder Judiciário, deu a resposta que a sociedade espera em situações de tamanha gravidade”, afirmou.

Segundo as investigações, Joaquim se hospedou por volta das 21 horas de quarta-feira (10), em um hotel no centro da cidade, em companhia de Salete Inez Thomas Duran, 45 anos. Uma hora depois ele saiu dizendo ao porteiro que iria comprar cigarros e não mais retornou.

No dia seguinte, funcionários do hotel descobriram o corpo da mulher morta no quarto e acionaram a polícia. Equipes do GDE que estiveram no local iniciaram a investigação e apuraram que Joaquim era ex-namorado da vítima e que estavam separados há pouco tempo. A perícia apurou que a vitima morreu por asfixia.

No mesmo dia, os policiais foram avisados de que duas jovens esfaqueadas deram entrada no Hospital Universitário de Cascavel. As vítimas, Janaina de Lima, 19 anos e uma adolescente estavam em estado grave. Os agentes apuraram que a adolescente era filha da vítima encontrada morta no hotel e passaram a fazer uma ligação entre os dois casos.

Os policiais foram até o hospital e conseguiram ouvir a adolescente, que informou que estava com a amiga no apartamento na noite de quarta-feira (10), quando chegou ao local Joaquim, ex-namorado de sua mãe, Salete. Ele estava em companhia de Genésio. Os dois dominaram as jovens e, pela manhã de quinta-feira (11), antes de sair, Joaquim esfaqueou Janaina e Genésio esfaqueou a adolescente.

A adolescente contou ainda que, no início da noite de quarta, estava com Janaina e a mãe no apartamento quando, após receber um telefonema, Salete saiu sem dizer para onde ia. Segundo a jovem, sua mãe tinha acabado um romance que mantinha com Joaquim, que não aceitava o rompimento.

Segundo as informações levantadas pela polícia, ele não estava conformado e resolveu se vingar, atraindo a mulher para uma reconciliação com o intuito de matá-la. Com todas as evidências, o delegado requereu e a justiça decretou a prisão preventiva dos suspeitos.

Prisão

Seguindo algumas pistas, a polícia apurou que na manhã de quinta-feira (11), os dois homens pegaram um ônibus com destino a Curitiba. Uma equipe do GDE se dirigiu à capital paranaense e descobriu que a dupla já tinha tomado outro ônibus em direção a Joinville. Os policiais fizeram contato com a polícia de Santa Catarina, dando as características da dupla que estavam procurando. Na tarde de sexta-feira (12), os suspeitos foram localizados e presos no centro de Joinville quando tentavam retirar dinheiro em uma agência bancária.

Os dois detidos foram removidos para Cascavel, onde foram ouvidos e indiciados. Joaquim foi indiciado por latrocínio e tentativa de homicídio. A polícia descobriu que ele estava com o celular e a carteira de Salete e já tinha retirado dinheiro da conta da vítima em uma agência de Cascavel antes de fugir. Genésio foi indiciado por tentativa de homicídio.

Os dois foram recolhidos no Setor de Carceragem Provisória, onde ficam à disposição da Justiça. A adolescente, depois de medicada, recebeu alta. Janaina está em coma e, segundo a polícia, corre risco de morte.