Novos delegados passam por curso

Os quinze novos delegados que foram nomeados pelo governador Roberto Requião deverão iniciar o curso preparatório para ingresso nos quadros da Polícia Civil nos próximos dias. Tão logo essa etapa seja concluída o curso na Escola Superior da Polícia Civil tem duração entre três ou quatro meses eles ocuparão as funções de delegados de 4.ª classe nos municípios paranaenses mais carentes de policiais. Os exames pré-admissionais já foram realizados.

Os jovens advogados foram aprovados em concurso público realizado em 2001, quando foram selecionados entre os 106 classificados. Desse total, 41 já assumiram os cargos, três desistiram e, com mais 15 chamados agora, restam ainda 47 aprovados. A validade desse concurso é de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

O delegado-geral da Polícia Civil, Adauto Abreu de Oliveira, disse que essas contratações aconteceram em razão da sensibilidade do governador ao tomar conhecimento dos pedidos de aposentadorias que vêm sendo registrados pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Com o ingresso de mais esse reforço no quadro funcional da Polícia Civil, a carência de delegados, principalmente no interior do Estado, deverá ser suprida”, assinala.

Difícil

Adauto Oliveira disse ainda que, ao assumir pessoalmente a Secretaria de Estado da Segurança, que considera a pasta mais difícil da administração pública, o governador Roberto Requião demonstrou o seu interesse em promover profundas mudanças e melhorias no setor. “Exemplo disso é a nomeação desses novos delegados, que, além de aumentar o contingente da instituição, vai contribuir para dotar de pessoal todas as comarcas que se ressentem da falta de policiais”, explica.

Dos quinze delegados nomeados, cinco são do Paraná, sete são de São Paulo, um de Minas Gerais e outro de Santa Catarina: Adilson Ricardo da Silva (SP), Carolina Farah (SC), Cristiano A. Q. dos Santos (SP), Denes Ferreira Mendes (MG), Fabrício Voltare (PR), Fernando Ernandes Martins (SP), Gustavo Fernandes Silvestre (SP), Jayme José de Souza Filho (PR), José Vitor Pinhão (SP), Ricardo Assaf (PR), Rubens José Perez (SP), Rubens Miranda Júnior (PR), Sérgio Cantarelli (PR), Wallace Mamede B. L. Castro (SP), Willian Douglas Soares (SP).

Com formação em Direito, os delegados terão disciplinas específicas para a função, como tiro, Funrespol, noções de flagrantes, entre outras matérias, previstas pela direção da Escola Superior da Polícia Civil.

Voltar ao topo