Governo contratará 2.695 policiais civis e militares no Paraná

O governo do Paraná autorizou, nesta quarta-feira (14), a contratação de 2 mil policiais militares e 695 policiais civis aprovados em concursos, e a ativação de dois novos batalhões da Polícia Militar, em Marechal Cândido Rondon e em Colombo.

Também foi anunciada a implantação da primeira base descentralizada do Grupamento de Aviação Operacional, com sede em Foz do Iguaçu, e a implantação do comando regional da PM em Cascavel. “Este é um primeiro passo para começarmos a blindar a nossa fronteira, que é a principal entrada de armamento pesado e de drogas no País”, afirmou o governador Beto Richa.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, o novo Batalhão de Fronteira será uma unidade de elite, com 500 homens especialmente treinados e divididos em duas companhias, em Guaíra e em Santo Antônio do Sudoeste. As medidas representam o início das ações previstas no programa Paraná Seguro.

Polícia Civil

As contratações autorizadas para a Polícia Civil representam 20% do efetivo atual e a colocação imediata de 695 policiais nas ruas. “Vamos retirar os policiais dos serviços administrativos nas delegacias e colocá-los na investigação”, explicou o delegado-geral Marcus Vinícius Michelotto. São 667 investigadores, 25 escrivães e três papiloscopistas. O quadro atual da corporação é de 3.563 policiais civis.

O edital da investigação de conduta dos aprovados está disponível no site da Polícia Civil: www.policiacivil.pr.gov.br. A publicação foi feita na tarde de terça-feira (13) e, na próxima semana, caso não haja recurso, os candidatos aprovados poderão ser chamados para se apresentar na Secretaria de Segurança Pública com a documentação necessária.

Polícia Militar

Quanto à Polícia Militar, 275 policiais e 51 bombeiros aprovados no concurso em 2009 já passaram pelas quatro fases de avaliação. Eles poderão ingressar na Academia Policial do Guatupê nos próximos dias. O curso demora cerca de um ano.

Os outros 1.725 policiais e 449 bombeiros serão convocados e passarão pelas fases de análise no processo. A previsão é que o próximo grupo comece o treinamento nos primeiros meses de 2012. A capacidade da academia é de 2,5 mil alunos por ano.

 

Com informações da Secretaria de Segurança Pública.