Deputados prometem ajudar o IML

Deputados da Comissão de Direitos Humanos, da Assembléia Legislativa, prometeram ajudar a encontrar soluções para os problemas do Instituto Médico-Legal.

Eles visitaram, ontem, a sede do IML em Curitiba para conversar com funcionários e com o diretor, Porcídio Vilani. O presidente da comissão, Tadeu Veneri (PT), pretende debater a destinação de recursos para o instituto, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Plano Plurianual.

“Se não conseguirmos prever os investimentos, o IML estará sempre trabalhando a conta-gotas, com pouca estrutura”, projeta o parlamentar. “Há problemas não apenas em Curitiba, mas em todas as 17 unidades instaladas no Estado. O sistema entrou em colapso e os funcionários vivem em situação precária”.

Carreira

Outra idéia sugerida pelo deputado é trazer novamente para votação na AL o projeto de lei 420, de setembro do ano passado, que reestrutura a carreira dos peritos criminais e médicos-legistas.

Atualmente, passam 60 anos até que um funcionário consiga alcançar o último nível de carreira. “Já existe um plano de reestruturação do Instituto, mas podemos trazer novas soluções”, declarou deputado Pedro Lupion (DEM), que também participou da visita.