Waldir Pires considera inadequadas declarações de proprietários do Legacy

Rio de Janeiro – O ministro da Defesa, Waldir Pires, considerou ?absolutamente inadequadas? as declarações da empresa Excel Air, proprietária do jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol, culpando os controladores de vôo pelo acidente aéreo, ocorrido no final de setembro, no norte de Mato Grosso.

De acordo com o ministro, é preciso aguardar a investigação da Aeronáutica para apontar os culpados.

Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (8), no Rio, Waldir Pires disse que o sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro tem nível de segurança comparável ao da Europa e dos Estados Unidos. O ministro disse ainda que, independentemente de qualquer diálogo com a torre de controle, os pilotos não deveriam ter fugido do plano de vôo previamente acertado.

?A torre, normalmente, pensa em quando o avião está saindo e qual o destino final, mas não é ela que determina as altitudes e o curso das coisas. Isso é o plano de vôo. E, no plano de vôo, evidentemente, estava escrito que o avião deveria marchar a 37 mil pés de São José dos Campos até Brasília e em Brasília deveria descer a 36 mil pés?, disse o ministro.

Voltar ao topo