Valter Bianchini é indicado para a equipe de transição de Lula

Valter Bianchini, agrônomo coordenador técnico do Deser ? Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais ?, fundador do PT paranaense é um dos grandes nomes da equipe de transição do presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva. Especializado em Políticas Públicas e Agricultura pela Unicamp e doutorando em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná, ele foi convidado para compôr a equipe de José Graziano, coordenador do Programa Fome Zero, que, entre outras atribuições, vai acompanhar a situação que aguarda Lula em assuntos que envolvem agricultura, reforma agrária e abastecimento.

Bianchini desenvolveu com sua assessoria pesquisas sobre a Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil, e participou da equipe de elaboradores do plano de governo de Lula para o campo em 1989, 1994 e 1998. Com 26 anos de atuação na área, Bianchini contribuiu na formulação do programa de Lula mais uma vez: ele ajudou a redigir o documento Vida Digna no Campo (2002).

 Natural de Santo André-SP, ele cursou Engenharia Agronômica na Unesp de Botucatu e começou sua atividade profissional pela extensão rural, mais especificamente trabalhando na Emater-PR. Há 14 anos, ele trabalha no Deser, uma ONG criada em 1988 para assessorar os movimentos sociais do campo, como sindicatos de trabalhadores rurais, pastorais sociais, organizações de agricultores familiares, entre outras. Foi o primeiro técnico contratado para a equipe do Deser, que hoje conta com 16 profissionais atuando em quatro grandes áreas: políticas públicas e agricultura familiar, organização da produção e sócio-economia solidária, apoio às organizações da agricultura familiar e em gestão e relações institucionais.

Realizando pesquisas, elaborando propostas e assessorando as organizações, o Deser contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável de pequenos e médios municípios, cuja economia é voltada para a produção da Agricultura Familiar. Com atuação nos três estados da região Sul, essa ONG desempenhou papel importante na construção de conquistas históricas para os trabalhadores do campo: como a Constituição de 88, os direitos previdenciários para agricultores e agricultoras familiares, instrumentos de política agrícola, agrária e de políticas sociais, a própria criação do Pronaf, entre outras. O agrônomo da equipe de transição de Lula, Valter Bianchini, representa o Deser no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CNDRS) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Voltar ao topo