Unicamp faz prova da 1ª fase em 25 cidades amanhã

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza amanhã seu vestibular para 50.199 candidatos. O número de inscritos neste ano é pouco mais de 1% maior que o de 2005. A prova começa às 14 horas. Os organizadores pedem aos vestibulandos que visitem o local de exame hoje para verificar o caminho.

No dia do vestibular, é preciso chegar às 13 horas – os portões se fecham às 13h45. Onde não há horário de verão, a Unicamp seguirá o horário local, não o de Brasília.

Não é preciso levar o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento no dia da prova. Para verificar informações da inscrição, os candidatos devem acessar o website do vestibular.

Os vestibulandos precisam levar, domingo, o original do documento de identidade, lápis, caneta azul ou preta, borracha e régua. Não é permitido usar durante a prova calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, boné ou chapéu. Os estudantes podem entrar nas salas de aula com água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates etc.

O vestibular seleciona alunos para 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

A prova da primeira fase tem 12 questões dissertativas de matemática, física, química, biologia, história e geografia. Há também uma redação. Cada uma das partes vale 60 pontos.

A duração da prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas é de três horas e meia para os candidatos que queiram sair com o caderno de questões. Quem não quiser levar as questões pode sair depois de duas horas.

São eliminados do vestibular os candidatos que obtiverem nota zero em qualquer um dos dois componentes desta prova: redação e questões gerais. Os candidatos são classificados por ordem decrescente da nota obtida nas questões gerais. Os candidatos mais bem classificados, em até oito vezes o número de vagas em cada curso, terão a redação corrigida.

Se os próximos candidatos da lista obtiverem nota maior ou igual a 30 pontos nas questões gerais, também terão a redação corrigida, até que seja atingido o limite de 12 vezes o número de vagas em cada curso. Os candidatos cuja redação não for corrigida ficam eliminados.

Os resultados da primeira fase, com os nomes dos que foram aprovados para a segunda, saem no dia 4 de janeiro.

A segunda fase será de 14 a 17 de janeiro.

Os cursos mais concorridos desse vestibular são: Medicina-Unicamp, com 79,7 candidatos por vaga, Medicina-Famerp (45,4) e Arquitetura (43,9).

Mais de 46 mil inscritos são do Estado de São Paulo, a maior parte, cerca de 13 mil, da capital. O exame será feito em 25 cidades do País: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba Sumaré e Valinhos.

Voltar ao topo