Uefa amplia punição a racismo dentro e fora de campo

A Uefa anunciou hoje que suspenderá por até cinco partidas os jogadores que tiverem atitudes racistas durante os jogos das competições européias. E os clubes cujas torcidas fizerem manifestações discriminatórias serão multados em, no mínimo, 19 mil euros.

As medidas foram anunciadas pelo comitê disciplinar que entidade que rege o futebol europeu. Os gestos das torcidas, muito comuns nas últimas temporadas, podem resultar até na eliminação das equipes das competições. Também estão incluídas na proibição as manifestações políticas extremistas – muitos clubes, como a Lazio, são famosos por terem torcidas da ultradireita que se manifestam contra jogadores de origem latino-americana ou africana.

Em busca do "fair play" total, a Uefa também pretende intensificar as punições contra jogadores que simulam faltas e contusões, e também punir os clubes que levarem mais de cinco cartões amarelos por partida, por "conduta imprópria coletiva".

As decisões devem valer na Liga dos Campeões e na Copa da Uefa, que já têm as fases preliminares em andamento, e nas eliminatórias da Eurocopa de 2008, que começam no dia 16 de agosto.

Voltar ao topo