Sondagem da CNI revela expectativa de crescimento da indústria

O setor industrial está otimista e disposto a crescer ainda mais. Isso foi constatado por uma sondagem divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ouviu 1.224 empresas entre os dias 27 de setembro e 18 de outubro em 21 estados. Segundo a sondagem, melhoraram as expectativas dos empresários com relação ao crescimento da produção, do faturamento e do nível de emprego.

Ainda de acordo com a pesquisa, o nível de utilização da capacidade industrial instalada também subiu, e agora alcança 76%. Mas isso, de acordo com o coordenador da Unidade Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, não significa o aparecimento de um ?gargalo?. ?Eu acredito que o diagnóstico do excesso de demanda é precoce agora. Os nossos dados não mostram que a economia está num atual excesso de demanda?, garante. Para Castelo Branco, se houver posteriormente esse risco a solução será ampliar a capacidade de produção, ? e não acertar o ritmo da economia diminuindo a demanda. Isso causaria um prejuízo ao passo de crescimento da economia?, afirmou.

De acordo com a pesquisa, a evolução no ritmo de produção industrial alcançou 60,1 pontos no período, contra 55,7 no trimestre anterior; a evolução de empregos subiu para 55,6 pontos; contra 52,8 no período anterior; e o indicador de faturamento alcançou a marca de 59,9 pontos, contra 56,2 registrados na última sondagem. Já o nível de utilização da capacidade instalada subiu 5 pontos em relação à sondagem anterior,chegando a 76%. O indicador varia no intervalo de zero a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam crescimento da produção.

Essa sondagem registra um recorde: foi alcançado o melhor desempenho desde que a pesquisa começou a ser feita, em 1998. Segundo o texto da sondagem divulgado pela CNI, ?o terceiro trimestre de 2004 registrou um desempenho sem precedentes na história da sondagem industrial (…) Os indicadores de atividade igualam ou ultrapassam os recordes registrados até então?.

Voltar ao topo