Setor faz último apelo para alterar modelo no Senado

Brasília, DF – Às vésperas da votação do novo modelo do setor elétrico no plenário do Senado, cinco associações de agentes do setor decidiram se unir para criticar mais uma vez a proposta do governo e fazer o último apelo pela alteração do texto que deverá ser colocado em votação nesta terça-feira.

Por meio de informe publicitário publicado em alguns jornais de grande circulação, os agentes alertam para uma “séria crise” no setor elétrico a partir da implantação do novo modelo. Segundo os empresários e investidores representados pela CBIEE (Câmara Brasileira de Investidores em Energia Elétrica), Apine (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica), Abradee (distribuidores), Abraceel (comercializadores) e ABCE (concessionárias), o novo modelo aumenta o risco regulatório ao concentrar poder no Executivo, eleva o custo de capital para o financiamento do setor, emite “um péssimo sinal” para os novos investidores que se pretende atrair, além de não garantir o abastecimento de energia e não assegurar a modicidade tarifária.

Como última tentativa de reverter a situação, as associações fecharam na semana passada uma “agenda mínima” com 14 destaques para alterar o texto aprovado na Câmara. O governo concordou em colocar em votação no plenário dez desses destaques. (FolhaNews)

Voltar ao topo