Seis de 7 candidatos à Presidência têm curso superior

Alguns candidatos que disputarão os principais cargos majoritários nas eleições de outubro, como presidente da República, governador e senador, afirmaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não possuírem nem o ensino médio completo ou apenas saberem ler e escrever. Segundo perfil dos quase 20 mil candidatos divulgado hoje pelo TSE, seis dos sete concorrentes relacionados para a presidência da República possuem curso superior completo.

O atual titular do cargo e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (coligação PT-PRB-PCdoB), tem o ensino fundamental completo. A candidata Ana Maria Rangel (PRP), que foi incluída à base de dados posteriormente, também possui curso superior completo.

Dos 208 candidatos ao cargo de governador de estados e do Distrito Federal, dois afirmam apenas ler e escrever. Ambos são candidatos ao governo de Mato Grosso. Eles são o comerciante Roberto Pereira, do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), e o mecânico de manutenção Plauto Vieira (Gugu), do Partido Republicano Progressista (PRP).

Dos 228 candidatos a uma cadeira no Senado Federal, 158 (69,3%) têm algum tipo de graduação superior. Outros 34 (14,9%) revelaram ter o ensino médio completo e 20 disseram não haver concluído a faculdade iniciada.

No Rio de Janeiro, um candidato a deputado estadual declarou ser analfabeto. Segundo o TSE, no entanto, os analfabetos, são inelegíveis, de acordo com o artigo 14, parágrafo 4º, da Constituição Federal.

O TSE enfatiza que a estatística foi elaborada a partir da base de dados de candidatos cadastrados até o último dia 18 de julho. Algumas candidaturas ainda estão sendo conferidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), o que pode gerar alterações posteriormente.

Voltar ao topo