3 agências atacadas

Trecho da BR-277 fica 3 horas bloqueado por caminhão incendiado por assaltantes de banco

Moradores de Palmeira, nos Campos Gerais, tiveram uma madrugada de pânico nesta sexta-feira (2). Por volta das 5h15 um grupo bloqueou os acessos da cidade para explodir caixas eletrônicos e cofres de três agências bancárias na região central da cidade. O acesso pela BR-277, no quilômetro 194, foi bloqueado por um caminhão incendiado, o que causou grande congestionamento logo nas primeiras horas da manhã. Não é a primeira vez que a região de Palmeira é alvo de ações violentas de bandidos. No começo de fevereiro, na BR-277, quatro pessoas morreram em uma tentativa de assalto a um comboio de carros-fortes.

Uma das agências ficou com a lateral destruída com a ação dos marginais. Foto: Colaboração/Michel Martins/Rede News.
Uma das agências ficou com a lateral destruída com a ação dos marginais. Foto: Colaboração/Michel Martins/Rede News.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF),  a ação ocorreu nas agências do Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. Os suspeitos utilizaram ao menos quatro veículos, entre eles uma caminhonete Nissan Frontier preta, uma caminhonete pequena e outros dois automóveis, que foram abandonados e encontrados pela manhã pela cidade.

Segundo a PRF, foi feito o trabalho de limpeza na pista e, por volta das 8h30, o trecho foi liberado para o fluxo de veículos. Na cidade, a perícia avaliou se ainda existiam resquícios de explosivos nas agências.

Início da confusão

Antes disso, por volta das 4h30, os marginais, em uma Duster, ainda dispararam contra o destacamento da Polícia Militar, localizado na Rua Conceição, e a casa da um PM para tentar evitar que os agentes fossem atrás.

Em seguida, de acordo com informações da Polícia Militar, a corporação começou a receber diversos chamados via telefone 190, relatando que alguns indivíduos estariam efetuando disparos de arma de fogo na região central da cidade. Foi então que as equipes policiais deslocaram para lá e verificaram que as três agências tinham sido arrombadas.

No local, foram encontrados estojos de munições, além de três veículos abandonados, uma Duster, uma Spin e um Fox. Este último, teria sido usado na abordagem ao caminhoneiro que dirigia o veículo usado para bloquear a BR-277, sendo incendiado após o motorista ser liberado do local. Mais tarde, a PM ainda localizou mais dois veículos que podem ter sido usados na ação, uma Ranger, que tinha sido roubada no bairro Uberaba, em Curitiba, em fevereiro, e foi encontrada na localidade de São Pedro, próximo à região central de Palmeira, e uma Triton, roubada em Santa Catarina e encontrada em uma ribanceira em Ponta Grossa, também nos Campos Gerais.

Diligências pra encontrar suspeitos

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR), informou que todas as forças de segurança do Estado estão empenhadas para identificar e prender os autores das explosões – alguns carros usados pela quadrilha já foram localizados e estão sendo periciados junto com uma equipe da Polícia Federal.

Ainda de acordo com o órgão, em 2017,  houve uma redução de 61,8% de explosões de caixas eletrônicos, comparado com o ano anterior. Em 2017, foram 50 casos e 131 em 2016. Além disso, o índice de roubo a bancos reduziu em 30% em todo o Estado. Em 2016 foram 26 registros e em 2017 foram 18.

Foto: Colaboração/Michel Martins/Rede News.
Foto: Colaboração/Michel Martins/Rede News.

 

 

 

 

 

 

 

Morre vereador que estava internado após ser baleado em tentativa de assalto a carros-fortes