Megaoperação

Depen divulga nomes e fotos dos 29 presos que fugiram da PEP I de madrugada

Para a fuga, bandidos abriram um buraco em uma das paredes da penitenciária de Piraquara com explosivos. Foto: Divulgação/Depen.

O Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen-PR) atualizou de 28 para 29 o número dos presos que conseguiram escapar da Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I) na madrugada desta terça-feira (11). Os nomes dos presos, que agora são considerados foragidos, foram divulgados no fim da manhã. A ação, orquestrada por bandidos fortemente armados, aterrorizou moradores e bloqueou o Contorno Leste, a BR-116, até por volta das 10h. Agora, as autoridades pede que a população ajude a encontrar os fugitivos (mais informações abaixo).

Segundo o Depen, o arrebatamento dos presos aconteceu por volta das 3h. Vários grupos de bandidos se mobilizaram para a ação: parte deles ficou com o bloqueio da rodovia próxima ao presídio e também de duas ruas no entorno da PEP I, enquanto a outra parte cuidou de explodir o muro da penitenciária. Após os criminosos abrirem um buraco no muro, com o auxílio de explosivos, os quase 30 presos escaparam.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Para a fuga, o grupo abriu um buraco em uma das paredes da penitenciária com explosivos. Foto: Divulgação/Depen.
Para a fuga, o grupo abriu um buraco em uma das paredes da penitenciária com explosivos. Foto: Divulgação/Depen.

Bloqueios antes de fuga

Pelo menos cinco caminhões e dois veículos pequenos foram usados para os bloqueios na rodovia. Nas ruas próximas ao presídio, os bandidos usaram três carros. Mesmo com os bloqueios, equipes da Polícia Militar conseguiram chegar rapidamente, reagiram e houve intensa troca de tiros. Segundo o Depen, ninguém se feriu.

No fim da manhã, internamente, o Depen – com apoio de policiais militares e agentes penitenciários – fez um ‘bate grade’ na penitenciária. O objetivo das forças de segurança é encontrar objetos usados pelos presos dentro das celas, como estoques (facas improvisadas) e também celulares.

+Leia mais: Contorno Leste tem fila de 30 km após fuga de presos

Buscas pelos foragidos

Num trabalho paralelo, forças policiais fazem buscas na região próxima ao presídio. Além disso, equipes policiais também foram espalhadas por Curitiba para tentar encontrar os bandidos que escaparam. Veja a lista dos foragidos e, se reconhecer algum deles, denuncie para o 190 ou ainda através do 181:

Daniel Ronaldo Estrela
Fernando Rodrigo Salazar
Jolian Paula das Neves
Jeferson Luiz Macedo da Silva
Leandro da Luz e Souza
Valdeci de Jesus Machado
William Daniel Dias Cabral
Rogério de Paula
Ozelio de Oliveira
Wellinton da Silva Santos
Zaqueu Esquetini
Anderson Cordeiro da Silva
Eduardo Vargas da Silva
Helder José Abrantes
José Luiz Cardoso de Almeida
Carlos de Jesus Juskow
Sidimar Francisco Motta
Davi Guedes Messiano da Silva
Diego Ricardo Ribeiro da Rosa
Luiz Cesar Virmond
Daniel Almeida Campos
Iago Gonçalves
Vanderlei Carlos Xavier de Quadros
Dionatan Alister de Oliveira
Carlos Aparecido Sansiveriano
Michel Messias da Costa
Carlos Alexandre de Lima Gonçalves
Johnes Arlei Queiroz
Leonacel Itamar Monteiro

Com BMW, homem atropela e arrasta PMs por 40 metros em Curitiba