Operação Humo

PF cumpre mandados no Paraná em operação contra cigarros contrabandeados

Fotos: Colaboração/Rádio Cultura.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (13) uma grande ação, denominada como Operação Humo, para desarticular uma quadrilha de distribuição de cigarros paraguaios. A ação é feita nos três estados da região Sul do Brasil e também no Uruguai. No Paraná, as cidades de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Marumbi, no Norte, também têm suspeitos de envolvimento no esquema. Ao todo são 53 mandados de busca e apreensão e 22 de prisão.

Os alvos da ação policial são os depósitos de mercadorias, estabelecimentos comerciais e endereços residenciais vinculados aos investigados. Também são objetos da operação o sequestro de bens (32 veículos) e o bloqueio de valores de contas bancárias de 16 pessoas.

As investigações começaram pela PF de Chuí, no RS, em setembro de 2017, a partir da apreensão de uma carga de 70 mil cigarros contrabandeados, que seria distribuída no Uruguai. No país, a mercadoria é vendida por valor mais alto do que no Brasil.

A partir da apreensão, os investigadores começaram um mapeamento de uma grande rede de distribuição da mercadoria ilegal para diversos pontos do Rio Grande do Sul, principalmente para Porto Alegre e região metropolitana. Como o Estado fica próximo a fronteira com o Uruguai, as cidades na região também eram pontos de distribuição.

Fotos: Colaboração/Rádio Cultura.
Fotos: Colaboração/Rádio Cultura.

No Paraná, foram identificados distribuidores do contrabando em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e em Marumbi, no interior do Estado, cidade que tem pouco mais de 4 mil habitantes. Em Santa Catarina, os investigados como pontos de distribuição ficavam em Palhoça.

Desde o começo da investigação, foram apreendidos pela PF e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mais de 1,4 milhão de maços de cigarro. Também foram presas 34 pessoas em flagrante e apreendidos 31 veículos, avaliados em mais de R$ 900 mil.

Somente com essas apreensões ao longo do trabalho de investigação, a estimativa de créditos tributários evadidos supera R$ 10 milhões. Os crimes investigados na Operação Humo são contrabando, organização criminosa, corrupção de menores, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

Terra de ninguém!