enkontra.com
Fechar busca

Segurança

Operação!

Preso homem apontado como líder de quadrilha que aterrorizava o “Serra do Mal”

  • Por Redação

Uma grande operação policial foi realizada na manhã desta quinta-feira (09) no Condomínio Serra do Mar I e II , em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Batizada “Operação Benção Tio”, a ação deflagrada pela Polícia Civil e Militar com o apoio do helicóptero do Grupamento de Operação Aérea (GOA), na manhã desta quinta-feira (09), mobilizou mais de 100 policiais e tinha como objetivo o cumprimento de 20 mandados judiciais, sendo 14 de prisão temporária (30 dias) e seis de busca e apreensão no local que já foi cenário de uma série de crimes e é conhecido como “quartel general” do tráfico na região. Dezesseis já foram presos, entre eles Paulo Monteiro, apontado pela polícia como líder da quadrilha.

O condomínio, palco para vários crimes, já foi alvo de reportagens da Tribuna do Paraná por conta da grande violência. Um levantamento dos Caçadores de  Notícias apontou mais de 30 assassinatos no local em cerca de 5 anos. Segundo o delegado adjunto da Delegacia de São José dos Pinhais, Michel Teixeira, a operação ocorreu de forma tranquila.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), investigações realizadas ao longo de dois anos comprovaram que a organização criminosa agia com tal articulação que as taxas de água e luz dos condomínios eram recolhidas pelos próprios bandidos e, caso algum morador ficasse inadimplente com os pagamentos, era expulso do residencial. A suspeita é de que parte destes recursos abastecia as atividades criminosas da quadrilha.

Paulo Monteiro está entre os presos e é apontado como líder da quadrilha. Foto: Divulgação/Polícia Civil.

Paulo Monteiro está entre os presos e é apontado como líder da quadrilha. Foto: Divulgação/Polícia Civil.

Paulo Monteiro (foto), conhecido como “Tio”, é o chefe da organização criminosa que atua no residencial. Ao todo, ele responde por mais de 10 homicídios e, atualmente, cumpre pena na Penitenciária Estadual de Piraquara II. Condenado a mais de 80 anos de prisão em regime fechado, “Tio” era quem articulava todas as negociações envolvendo o tráfico de drogas e comércio de armas nas imediações do conjunto que, por conta das inúmeras ocorrências policiais ficou conhecido como “Serra do Mal”.

Segundo o delegado Michel Teixeira, a “Operação Benção Tio”, desta manhã, visa reestabelecer a ordem no local. “Vamos mostrar que esse condomínio não pode imperar aqui”, disse.

Participam da operação policiais civis da Delegacia de São José dos Pinhais, do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), unidade de elite da Polícia Civil, Denarc (Divisão de Narcóticos), Canil da Denarc, e policiais militares do 17 Batalhão da Polícia Militar.

Corta-gato

Aproveitando a presença dos policiais no condomínio, cerca de 30 técnicos da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) também trabalham no local tendo em vista desligar ligações clandestinas, também conhecidas por “gatos”.

Fechado desde as 6h, o residencial permanecerá interditado até que todas as diligências sejam realizadas.

Sobre o condomínio: parte de um programa que beneficiou diversas famílias de baixa renda que moravam em áreas de risco, os residenciais Serra do Mar I e II passaram a ser habitados em 2012 pelo programa “Minha Casa Minha Vida”. Ao todo, o conjunto conta com 594 moradias, entre casas térreas adaptadas para portadores de necessidades especiais e apartamentos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Vida no Mercado

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

46 Comentários em "Preso homem apontado como líder de quadrilha que aterrorizava o “Serra do Mal”"


MARCELO
MARCELO
3 meses 27 dias atrás

O problema são os usuários que buscam a droga e a certeza da impunidade, somente a pena de morte ou prisão perpétua podem reduzir isso !!!

Moraes Rubens
Moraes Rubens
3 meses 28 dias atrás

País do SOL NASCENTE dias atrás foram enforcado uma turminha de dez de uma seita em duas semanas e usaram a mesma corda para não dar prejuízo aos contribuintes e aos cofres público.

Moraes Rubens
Moraes Rubens
3 meses 28 dias atrás

É Bolsonaro contamos contigo para plebiscito urgente neste país para imediata aprovação da PENA CAPITAL países DESENVOLVIDOS onde a idoneidade moral, integridade,carater, tem muito valor tipo; USA e JAPÃO a PENA CAPITAL é apenas um arremate ao quadro da violência sofrida por cidadãos de bem!

Flavio Steiner
Flavio Steiner
3 meses 29 dias atrás

Manja a cara de satisfação do cachorro…kkkkkkkkk

Kevin Mamar
Kevin Mamar
4 meses 7 horas atrás

Enquanto as leis desse país existirem apenas para beneficiar lixos como este, ao invés de pena de morte, os cidadãos de bem nunca terão paz.

1 2 3 6
wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas