Golpe no crime

Bope derruba quadrilha barra pesada especialista em atacar carros-fortes

Uma ação dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) deu um duro golpe numa quadrilha de assaltantes de carros-fortes em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na manhã desta quarta-feira (18). Três fuzis, muita munição e até coletes balísticos foram apreendidos com três homens numa casa alugada que funcionava como um “quartel general” da quadrilha.

Os policiais chegaram ao grupo através de dois meses de investigações do serviço de inteligência do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM). A informação que receberam era a de que dentro da casa, que ficava na Rua Quirino Zagonel, no Jardim Itália, estaria apenas um dos suspeitos, mas quando entraram se surpreenderam pois estavam três homens e todo o equipamento usado por eles.

Bandidos fizeram uma 'cama de faquir', que tem a mesma função do miguelito, mas que além de furar o pneu também força o veículo a parar. Foto: Gerson Klaina
Bandidos fizeram uma ‘cama de faquir’, que tem a mesma função do miguelito, mas que além de furar o pneu também força o veículo a parar.

Além dos três fuzis calibre 556, munições, miguelitos (ferros retorcidos usados para furar pneus) e até uma ‘cama de faquir’, que tem a mesma função do miguelito, mas que além de furar o pneu também força o veículo a parar. Os bandidos também escondiam balaclavas e coletes balísticos, foram apreendidos também três carros, dois deles com alerta de roubo.

“Estavam fortemente preparados, armamento pra guerra mesmo, fuzis potentes e muita munição. Um dos carros que encontramos, uma Fiat Toro, estava até preparada para alguma ação, pois eles tinham colocado chapas de ferro na parte traseira”, detalhou o capitão Serpa.

Os três homens que estavam na casa, que foi alugada para guardar o arsenal e os equipamentos, tinham 28, 33 e 42 anos. A polícia acredita que mais pessoas tenham envolvimento com o grupo, mas esclareceu que eles não participaram da ação registrada nesta madrugada em Rio Branco do Sul, na RMC. “Um deles, inclusive, tem envolvimento com um grupo grande que age em roubos a carros-fortes não só em Curitiba, mas sim na região Sul como um todo”, disse o capitão.

Preparando o golpe

Segundo o que foi levantado pela PM, os bandidos costumam ter uma conexão com outros grupos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também não ficam muito tempo num determinado local. “Pela maneira que estavam preparados, acreditamos que eles agiriam logo, nessa semana ou no fim do mês. Eles já estavam de saída, por exemplo, da casa em que estavam”.

O trio foi encaminhado ao Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), em Curitiba. “Cabe agora a Polícia Civil descobrir outros envolvidos e novos desdobramentos do que nós já levantamos”, considerou o capitão.

Cadê a água?