Secretaria de Saúde do Paraná intensifica ações de combate a dengue

Para combater a dengue no Paraná, a Secretaria de Saúde Estadual intensificou nos últimos dias a mobilização popular e o monitoramento constante dos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. Em janeiro, foram registrados 238 casos – 167 autóctones, adquiridos no próprio município, e 71 importados.

Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, José Francisco Konolsaisen, nos dois municípios onde a situação é mais preocupante, Ubiratã e Santa Helena, o índice de infestação praticamente triplicou nas últimas semanas. Já foram confirmados 55 casos em Santa Helena e, 79, em Ubiratã.

A secretaria age para que não se repita a epidemia de 2003, quando foram registrados mais de 9 mil casos. O forte calor no mês de julho, com temperaturas de até 35 grausem muitas regiões paranaenses, não permitiu a interrupção do ciclo de vida das larvas, que morrem com baixas temperaturas.

Desde o mês de setembro, quando se constatou aumento no índice de infestação, a Secretaria Estadual da Saúde mantêm grupos técnicos específicos junto s regionais de saúde para acompanhar a execução das atividades de controle da doença e identificar precocemente situações potenciais de risco de ocorrência de surtos localizados.

O Paraná possui o Programa Estadual de Controle da Dengue implantado desde 2002 em todos os municípios. O programa funciona de acordo com os parâmetros técnicos do Programa Nacional de Controle da Dengue.

Voltar ao topo