A partir das 9h desta quinta-feira (26) a Rua Tailândia, no Cajuru, vai ficar totalmente bloqueada ao trânsito no trecho entre a Benedito Mário da Silva e entrada do Terminal Centenário. A Rua Manoel Máximo dos Santos também será bloqueada no cruzamento com a Rua Tailândia.
Os bloqueios acontecem para a execução de serviços de escavação e pavimentação do projeto Ligeirão (BRT) Leste/Oeste, que prevê a requalificação de 22,5 km de canaletas para aumentar a eficiência do sistema de transporte público.
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Inicialmente, o bloqueio será de 30 dias. Posteriormente, outras intervenções serão feitas na via, o que poderá resultar em novas alterações no trânsito.
Desvio e mudança de rotas
A opção para os motoristas que trafegarem na rua no sentido centro é utilizar as ruas Ceilão (agora em sentido único) e Filipinas.
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Todo o trecho, com os respectivos bloqueios e desvios, está sinalizado com placas e barreiras refletivas para orientar o tráfego e manter a segurança viária dos motoristas, pedestres e ciclistas. Também foram colocados cerquites e cones na área das obras.
Quatorze linhas de ônibus que circulam pela região terão desvios.
As linhas 302 – Centenário/Rui Barbosa e 303-Centenário/Campo Comprido realizarão desvio de itinerário pelas ruas Lourival Wendler e Tailândia, para o Terminal Centenário, e pelas ruas Filipinas, Lourival Wendler, Ceilão e Niterói, sentido Terminal Oficinas.
Também terão desvios as linhas:
- 305 – Centenário,
- 321 -Trindade,
- 322-Camargo,
- 331-Mercúrio,
- 332-Acróipole,
- 334-Agrícola,
- 335-Centenário/Boqueirão,
- 336-V. Reno,
- 338- Centenário/Hauer,
- 387-Palortinos,
- C36-Pinhais/Centenário/Bairro Alto
- E12- Afonso Pena/Centenário.
As alterações podem ser conferidas aqui
Requalificação da via
A Rua Tailândia será submetida a uma série de intervenções viárias para integrar o corredor exclusivo de ônibus e melhorar a mobilidade local. O asfalto será substituído por pavimento de concreto, serão implantadas novas calçadas planas e acessíveis, com piso tátil e rede de drenagem em pontos específicos.
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Assim como foi feito com o Ligeirão Norte/Sul, no eixo das avenidas República Argentina e Winston Churchill, as obras do BRT Leste/Oeste são fundamentais para aumentar a eficiência do sistema de transporte público, reduzindo o tempo de viagem e oferecendo mais conforto e segurança aos usuários.
BRT Leste/Oeste
O BRT Leste/Oeste integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com financiamento de US$ 75 milhões do New Development Bank (NDB). O projeto prevê a requalificação de 22,5 km de canaletas exclusivas, conectando CIC Norte a Pinhais, além de um ramal entre o Tarumã e o Cajuru.
Além das canaletas, o programa inclui o reposicionamento de estações-tubo, implantação de 48 km de ciclofaixas, novo paisagismo e sinalização, com integração entre modais, segurança e conforto para os usuários do transporte coletivo e para quem se desloca a pé ou de bicicleta.
