Representante da ONU diz que Brasil tem tecnologia social de Primeiro Mundo

Brasília – O representante da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Carlos Lopes, afirmou hoje que o programa Bolsa Família demonstra que o país tem tecnologia social de Primeiro Mundo. "Tecnologia social que tem dado resultados extraordinários, que devem ser objeto de orgulho e também de exportação, talvez mais do que os frangos e a carne", disse Lopes, na abertura de um seminário internacional sobre o Bolsa Família.

Lopes destacou os avanços do programa nas ações relativas ao cadastro, os métodos inovadores de pagamento e também o impacto do Bolsa Família. Segundo o representante da ONU, o conjunto de programa sociais do governo federal é fundamental para garantir o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. "Todos apontam na direção de que pela primeira vez se tem uma consciência clara de que o impacto de grandes programas de transferência de renda podem ser fundamentais para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", afirmou Lopes.

Ele participou, na manhã de hoje, da abertura seminário internacional Bolsa Família: Dois Anos Superando a Fome e Pobreza no Brasil. O encontro, que foi aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve a participação de diversos ministros, termina amanhã (21), no Palácio do Itamaraty.

Voltar ao topo