Relatório da agonia

O parecer do senador amazonense Jefferson Peres (PDT) referente a um dos processos aceitos pelo Conselho de Ética contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), será apresentado hoje.

Esse processo se refere a uma das várias acusações que pesam contra Renan, nesse caso, a compra de duas emissoras de rádio e um jornal, em Alagoas, valendo-se do concurso de ?laranjas? para não ter o nome na razão social da empresa constituída com o usineiro e ex-deputado federal João Lyra.

Ainda ontem o relator colheu os últimos depoimentos necessários para a conclusão do relatório, prestados pelo governador tucano Teotônio Vilela Filho, de Alagoas, e de Carlos Santa Rita e Nazário Pimentel. Os dois últimos depoentes teriam participado da negociação: Santa Rita na condição de ?laranja? e Pimentel, como vendedor das emissoras ao senador sob suspeita.

Pelos rumores até agora ventilados, embora o senador Jefferson Peres prometa permanecer em rigoroso silêncio sobre suas conclusões até o momento da leitura, dificilmente o relatório poupará Renan do pedido de cassação do mandato, seguindo-se a votação pelo Conselho de Ética.

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC) confirmou a intenção de submeter à apreciação do plenário o processo contra o presidente licenciado, no próximo dia 22, caso a recomendação da perda do mandato seja aprovada pelo conselho.

Talvez esteja aí a grande oportunidade de a Casa confirmar os sublimes ideais da República, cerca de 120 anos após a proclamação.

Voltar ao topo