Recadastramento de aposentados e pensionistas do INSS começa amanhã

Os aposentados e pensionistas convocados pelo censo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem comparecer aos bancos a partir de amanhã (1/11) munidos de RG e CPF. Além disso, será necessário devolver preenchido o formulário para atualizar o cadastro e não ter o benefício suspenso.

Para esta primeira etapa do censo, o governo convocou 2 5 milhões de segurados, que têm até fevereiro de 2006 para cumprir as exigências. O objetivo do recadastramento é identificar e cancelar benefícios pagos de forma irregular, como para pessoas que já morreram ou que obtiveram o dinheiro com documentos falsificados.

O censo será feito nas próprias agências onde o segurado recebe o benefício. Quando sacaram o benefício de outubro, eles foram informados das datas por meio de mensagens na tela do auto-atendimento.

Os segurados convocados para a primeira etapa desse recadastramento deverão comparecer às agências munidos de CPF e RG. Quem não responder a nenhuma convocação poderá ter o benefício suspenso.

Os segurados com dúvidas sobre o preenchimento do formulário poderão procurar ajuda em sindicatos de aposentados e pensionistas. Um sindicato vinculado à Força Sindical já está recebendo a visita de muitos aposentados e pensionistas. "Algumas pessoas vêm perguntar se isso não é um golpe aplicado por fraudadores", conta o presidente do sindicato, João Batista Inocentini.

Os segurados que procurarem atendimento pelo telefone de informações da Previdência Social, o PrevFone, podem encontrar problemas, ao invés de ajuda. O contrato temporário dos 380 funcionários da central de atendimento de Salvador, na Bahia, termina depois de amanhã, e o INSS já adianta que não há possibilidade de prorrogação. De acordo com o governo, há um processo de licitação para ser finalizado em breve. Até lá, os atendimentos serão concentrados na central de Brasília.

Voltar ao topo