Presidente da Venezuela Hugo Chávez chega ao Paraná dia 19

O secretário especial de Relações Internacionais e Cerimonial, Jacir Bergmann II, confirmou a vinda do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao Paraná. A visita, resultado de convite feito pelo governador Roberto Requião durante missão do Paraná em outubro de 2005 na Venezuela, está marcada para os dias 19 e 20 e, segundo o governo do Paraná, será sem precedentes na história entre o Estado e o país sul-americano. Chávez estará no Paraná em missão comercial para negociar pelo menos 30 planos de trabalho envolvendo US$ 200 milhões.

Durante o dia 19, serão realizadas rodadas de negócios entre empresários do Paraná e da Venezuela, das 13 horas às 20 horas. São esperados cerca de 40 empresários venezuelanos e entre 100 a 200 empresários paranaenses. A inscrição pode ser feita junto à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Da Venezuela, os empresários representam os setores moveleiro, de máquinas e equipamentos agrícolas, plástico, têxtil, habitação popular, construção civil, alimentos e petroquímico.

Para apresentar os detalhes e estabelecer critérios para a vinda de Chávez ao Paraná, o Governo do Estado reuniu representantes do empresariado paranaense, além dos órgãos e entidades estaduais envolvidos, como Celepar, Sanepar, Cohapar, Tecpar, Emater, IAP, Mineropar, TV Educativa, Porto de Paranaguá, Secretarias Estaduais como Indústria e Comércio, Agricultura, Educação e Relações Internacionais e Cerimonial.

Responsável pela coordenação da missão da Venezuela ao Paraná, o secretário Jacir Bergmann, afirma que esta será uma oportunidade única para os setores público e privado. ?No setor governamental, acordos e cooperações técnicas vão estreitar e elevar as relações entre o Paraná e o país. No campo privado, os empresários terão uma chance efetiva de novos negócios e oportunidades de joint-ventures com empresas venezuelanas?, afirma.

Potencial

Desde 2003, as exportações paranaenses para a Venezuela cresceram 153%. ?Em 2005 as exportações do Paraná para os venezuelanos atingiram US$ 185 milhões e a Venezuela foi o 15º país que mais importou do Paraná?, afirma o secretário da Indústria do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho.

Durante a missão empresarial, serão definidos planos de trabalho conjuntos no setor público em setores como saneamento, meio ambiente, agricultura, infra-estrutura, comércio exterior, educação. De acordo com o coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, as ações de integração do Paraná com a Venezuela vão dar maior densidade ao Mercosul.

Voltar ao topo