Prefeitura de Curitiba fará revitalização do Parque Náutico

A Prefeitura de Curitiba começará a primeira etapa das obras de revitalização do Parque Náutico – no Alto Boqueirão, divisa com São José dos Pinhais – ainda neste mês. A revitalização do Parque é um antigo pedido da população.

A primeira intervenção será a limpeza da vegetação invasora dos lagos do parque, que compromete a circulação da água e propicia o acúmulo de lixo. A Prefeitura também investirá na construção de três de sanitários, um adaptado para atender portadores de deficiência física.

As obras serão executadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com apoio da Administração Regional do Boqueirão. Nos fundos do parque será feita a terraplanagem, para nivelar o terreno. Atualmente, quem caminha por lá fica encoberto pela topografia do local. "O nivelamento vai proporcionar mais segurança", diz o diretor de Parques e Praças da Secretaria de Meio Ambiente, Sérgio Tocchio.

A Prefeitura também fará a manutenção das pistas de caminhada, com a criação de um novo traçado para o circuito. A proposta de revitalização do espaço foi discutida pela Prefeitura com as associações de moradores da região, empresários e integrantes do Movimento Pró Revitalização Parque Iguaçu.

O acesso de veículos às áreas de lazer será restrito e bancos e parquinho para crianças serão colocados para dar conforto aos usuários. Outra medida prevista no projeto é o fechamento de pelo menos um dos três acessos ao Parque Náutico, o que permitirá o controle de quem entra e sai do local. A Secretaria Municipal da Defesa Social passou a coordenar operações integradas para coibir atos de vandalismo.

O Parque Náutico tem uma área de 2,3 milhões de metros quadrados e faz parte do Parque Iguaçu. Destinado à prática de esportes náuticos como o remo, a vela e a canoagem, o parque possui ancoradouro, garagem para barcos, mirante, raias para prova de remo, arquibancada lateral, torre de cronometragem para canoagem, canal inter-cavas, além de sede administrativa, sanitários e lanchonete. O local já foi usado para diversas provas nacionais e internacionais, e é uma referência na América Latina.

Voltar ao topo