Porto de Paranaguá completa 70 anos

As apresentações da banda marcial da Guarda Mirim e da Polícia Militar do Paraná marcaram as comemorações dos 70 anos de fundação do Porto de Paranaguá. A solenidade teve início às 9h30, em frente ao Centro Administrativo "Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho" e contou com a presença de empresários, funcionários da área portuária e diretores da autarquia.

À oportunidade, segundo o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, não cabiam discursos porque a manhã era apenas para comemorações e, pensando nisso, apresentou apenas uma mensagem, lida pela equipe do cerimonial. Na mensagem, o dirigente destacou o trabalho que vem sendo feito nos dois últimos anos durante sua administração.

"Administrar um porto, que possui o maior terminal público para embarque de granéis sólidos do mundo, deixa de ser tarefa e se transforma em missão. Tenho procurado trilhar este caminho, modernizando, agilizando sua operação e dotando de mecanismos que ofereçam produtos de qualidade para o mercado internacional".

O tenente-coronel Aurélio, maestro da banda da PM, destacou: "Este é um porto que, aos 70 anos, vem sendo muito bem conduzido e administrado pelo superintendente Eduardo Requião. E a Polícia Militar sempre esteve presente junto com o porto em ações de relevância, como a Operação Safra, que vem sendo um sucesso", disse o militar

Segundo Eduardo Requião, as medidas já adotadas são direcionadas com propósitos definidos junto ao mercado internacional e ao Estado. "Somos um porto que, hoje, depois dos ajustes para a aceitação do mercado internacional, como fraudes no volume e qualidade de mercadorias aqui embarcadas, tem o respeito e a credibilidade necessários para um crescimento adequado às exigências do país".

"Nossa maior preocupação é a satisfação do mercado internacional e a integração Porto/Comunidade e as medidas de logística operacional que adotamos nem sempre encontram acolhida imediata entre alguns operadores portuários ou até exportadores. Entretanto, os resultados que colhemos posteriormente acabam dando a certeza de que trilhamos o caminho adequado", analisou.

O superintendente destacou, ainda, que hoje o Porto de Paranaguá se modernizou e se, em dois anos de sua administração, a receita cambial dobrou, ou seja, pulou de US$ 4,5 bilhões para US$ 8,4 bilhões, com os projetos que estão sendo executados e os previstos, o terminal paranaense será o principal porto do País. 

Voltar ao topo