Políticos, advogados, empresários e comerciantes predominam na eleição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (18) os dados relativos à profissão dos candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro. Dos 19.402 candidatos registrados, a maior categoria é a de políticos com mandatos: são 1.902 (9,8%), entre deputados, governadores, prefeitos, vereadores, senadores e até presidente da República. Em seguida, vêm os advogados (1.438), empresários (1.396) e comerciantes (1.387).

Mas há também as profissões mais diversificadas, como artista de circo, garimpeiro, coveiro, lixeiro, escultor, escritor, catador de lixo, flanelinha, astrólogo, bailarino, estivador e detetive.

De acordo com os dados divulgados pelo TSE, os seis candidatos à presidência da República que tiveram as candidaturas aprovadas declararam as seguintes profissões: Luiz Inácio Lula da Silva (coligação A Força do Povo) – presidente da República; Geraldo Alckmin (Por um Brasil Decente) – médico; Heloísa Helena (Frente de Esquerda) – senadora; Cristovam Buarque (PDT) – professor de ensino superior; José Maria Eymael (PSDC) – advogado e empresário; Luciano Bivar (PSL) – empresário.

No dia 1º de outubro, os brasileiros irão escolher quem ocupará as vagas dos 513 deputados federais, 1.059 deputados estaduais e distritais, 27 senadores, 27 governadores e um presidente da República.

Voltar ao topo