Preso desde abril!

Se não conseguir habeas corpus, Lula só terá chance de deixar a prisão em 2020

Foto: Estadão Conteúdo

Preso desde abril deste ano na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, o ex-presidente Lula só terá chance de deixar a prisão a partir de 2020, a menos que consiga uma decisão favorável nos tribunais superiores. A Lei de Execução Penal prevê que, para progredir do regime fechado para o semiaberto, o preso precisa cumprir pelo menos um sexto da pena a qual foi condenado. No caso de Lula, seriam necessários um pouco mais de dois anos para ter direito a progressão.

Leia mais! Lula recebeu 572 visitas, em seis meses de prisão na sede da Polícia Federal

Lula começou a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo o tríplex no Guarujá (SP) em abril. Para ter direito a trocar o atual regime fechado pelo semiaberto – modalidade em que o preso trabalha durante o dia e dorme na prisão –, Lula precisa cumprir pouco mais de dois anos de prisão.

Integrante do PT e ex-ministro de Lula, Gilberto Carvalho já demonstrou receio de que Lula fique bastante tempo na cadeia. Em entrevista à BBC , ele admitiu que o partido deve retomar a campanha “Lula Livre” para tentar soltar o ex-presidente.

Progressão fica condicionada à reparação do dano

Além do cumprimento de um sexto da pena, o Código Penal estabelece, em seu artigo 33, que o “condenado por crime contra a administração pública terá a progressão de regime do cumprimento da pena condicionada à reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado, com os acréscimos legais”.

Viu essa? Lula se irrita com procurador e juíza em depoimento da Lava Jato

No caso de Lula, a reparação do dano foi estabelecida na sentença preferida por Moro. O valor é de R$ 16 milhões. “Reputa-se, mais apropriado, como valor mínimo limitá-lo ao montante destinado à conta corrente geral de propinas do Grupo OAS com agentes do Partido dos Trabalhadores, ou seja, em dezesseis milhões de reais, a ser corrigido monetariamente e agregado de 0,5% de juros simples ao mês a partir de 10/12/2009. Evidentemente, no cálculo da indenização, deverão ser descontados os valores confiscados relativamente ao apartamento”, determinou o magistrado. O valor ainda não foi pago.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Novas condenações devem jogar data para frente

A hipótese de Lula deixar o regime fechado em 2020 não leva em consideração outras possíveis condenações do petista. Lula ainda responde a dois processos no âmbito da Lava Jato em Curitiba. Um deles, que trata de irregularidades na compra de um terreno para construção de uma nova sede para o Instituto Lula e no aluguel de um imóvel em São Bernardo, já está pronto para sentença.

Lula também é réu em um processo em que o Ministério Público Federal o acusa de ser beneficiado por obras das empreiteiras Odebrecht e OAS em um sítio em Atibaia (SP). Segundo os procuradores, as obras seriam contrapartidas por contratos das empreiteiras com a Petrobras. Lula foi interrogado neste processo na última quarta-feira (16) pela juíza Gabriela Hardt e negou as acusações.

O ex-presidente também é réu em outros processos em Brasília, relacionados à Operação Zelotes, além de ter investigações em curso na Justiça Federal do Distrito Federal.

Veja também! Apoiadores de Lula deixam acampamento no Santa Cândida!

Caso seja condenado em segunda instância em qualquer um desses processos, a pena deverá ser somada com a do caso do tríplex. Ou seja, será somada à nova pena os anos que restam para cumprimento da condenação do tríplex. Lula, então, deverá cumprir um sexto dessa soma antes de ter direito a progredir de regime.

Libertação imediata só com decisão de tribunais superiores

Para deixar a prisão antes de 2020, Lula terá que conseguir um habeas corpus nos tribunais superiores. Até agora, a defesa não conseguiu vitórias nas Cortes em Brasília. Ela já perdeu diversos pedidos feitos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Recentemente, a defesa de Lula entrou com um novo habeas corpus no STF pedindo a liberdade de Lula. Os advogados acusam o ex-juiz federal Sergio Moro de perda de imparcialidade, com base no fato de o ex-magistrado ter aceito o convite para ser ministro da Justiça no governo Bolsonaro. A defesa de Lula pediu a nulidade do processo do tríplex no Guarujá e de todas as ações contra o petista que tenham sido conduzidos por Moro.

Outra chance: revisão da execução em segunda instância

Além de um habeas corpus dos tribunais superiores, outro fator que pode tirar Lula da cadeia antes do cumprimento de parte da pena é uma revisão no entendimento do STF sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Atualmente, a interpretação do Supremo sobre a Constituição determina que a pena pode começar a ser cumprida após condenação em segunda instância. Mas o entendimento pode mudar.

Quando o STF decidiu sobre o tema, em 2016, o placar a favor da prisão em segunda instância foi apertado, de 6 a 5. O ministro Gilmar Mendes, que em 2016 votou a favor da liberação da prisão, já deu indicativos de que pode mudar de ideia se o caso for pautado novamente.

A ministra Carmen Lúcia, quando presidia o STF, se recusou a colocar em pauta a análise de duas Ações Diretas de Constitucionalidade (ADCs) que tratam do tema. O atual presidente da Corte, Dias Toffoli, também não deu sinais de que pretende pautar o assunto nos próximos meses.

Moro já prometeu enviar PEC ao Congresso sobre o assunto

Futuro ministro da Justiça, Moro pretende enviar ao Congresso, já nos primeiros meses do novo governo, um pacote com medidas que considera mais simples e de fácil aprovação para o combate à corrupção. Entre as medidas está uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que deixa mais claro na Constituição a previsão de prisão a partir de uma condenação em segunda instância.

Se a PEC for aprovada e passar a valer, a discussão no STF sobre o assunto perde o objeto. Passará a valer o novo texto constitucional aprovado pelos deputados e senadores.

Ação do homem ameaça abelhas de extinção. Saiba como criá-las em casa e ajudar a salvá-las