Requião autoriza Tizzot a negociar

O governador Roberto Requião (PMDB) explicou, ontem, sua proposta para negociar a redução das tarifas de pedágio com as concessionárias que operam no Paraná. Ele reforçou que quer os debates baseados no novo modelo de concessões, utilizado pelo governo federal no leilão de 9 de outubro, que propiciou tarifas mais baixas. No entanto, o governador declarou que o responsável pela negociação será o secretário de Transportes, Rogério Tizzot.

?Não se trata apenas de negociar, se trata de moralizar o sistema. Eu quero que as concessionárias ganhem exatamente o que merecem pelo serviço que fazem?, disse Requião, na manhã de ontem, durante reunião da escola de governo. ?Podemos ter algumas diferenças de fluxo para mais ou para menos, dependendo das estradas vamos analisar. Mas o que nós queremos é que estas concessionárias devolvam aos usuários o que receberam a mais no Paraná?, completou.

O governador informou que as negociações serão encabeçadas pelo secretário Rogério Tizzot. ?O secretário tem delegação para discutir com as concessionárias de pedágio uma mudança nos contratos no mesmo nível de custo e obrigações mantido pelas empresas que participaram da recente concorrência nacional?, disse, informando a intenção de que as reuniões sejam transmitidas pela TV Educativa.

Requião anunciou, ainda, que o governo do Estado vai impedir que a concessionária Ecovia, que administra as rodovias entre Curitiba e o litoral, compre a Rodovia das Cataratas, concessionária que gerencia rodovias entre os municípios de Guarapuava e de Foz do Iguaçu. ?É evidente que essa compra só seria possível se o Estado anuísse, mas o Estado não vai anuir?, disse.

Para o diretor regional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) no Paraná, João Chiminazzo Neto, as declarações do governador foram vistas de forma positiva, ?principalmente no momento em que ele (Requião) reconheceu as diferenças de fluxo entre as rodovias?. Para Chiminazzo, a delegação do secretário Tizzot para a negociação foi lógica, uma vez que o poder de negociar sempre esteve com o secretário. ?Mantemos a confiança em um diálogo técnico para remodelar os contratos e contamos com a intermediação da Assembléia Legislativa para que não predomine a discussão política e ideológica?, disse. O relatório da Comissão Especial de Investigação sobre o Pedágio da Assembléia Legislativa deve ser apresentado hoje, com sugestões para a negociação.

Estradas da Liberdade

Também na reunião do secretariado de ontem, Rogério Tizzot apresentou o andamento das obras que compõem o programa Estradas da Liberdade, que servirão de caminhos alternativos ao pedágio. Entre as obras mostradas pelo secretário estão a pavimentação da Estrada do Cerne, que liga Curitiba ao norte do Estado, a duplicação entre Maringá e Paiçandu, a recuperação entre Castro e Tibagi e a duplicação da rodovia que liga Cascavel a Toledo. ?São investimentos que vão possibilitar viagens seguras e sem a necessidade do pagamento de pedágio?, completou Tizzot.

De acordo com levantamentos da secretaria, os corredores entre Londrina e Paranavaí e entre Maringá e Foz do Iguaçu devem ser concluídos até o final de 2008. Já a Estrada do Cerne deve estar pronta no segundo semestre de 2010.

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