PT nacional tenta acordo para eleições em Curitiba

Integrantes do diretório nacional do PT vêm a Curitiba nesta semana para tentar costurar um consenso entre os grupos do deputado estadual Ângelo Vanhoni e do deputado federal Florisvaldo “Rosinha” Fier para a sucessão municipal do próximo ano. A intenção do diretório nacional é evitar a realização de prévias e abreviar o processo de escolha do candidato do partido à prefeitura no próximo ano. Vanhoni e Rosinha são os dois nomes que se apresentaram para disputar a indicação do partido para concorrer à prefeitura.

O presidente do diretório municipal do partido, Roberto Salomão, acha que o acordo é possível em Curitiba. Mas não se arrisca a assegurar que um dos dois lados vá retirar a candidatura em nome da pacificação interna. “A orientação do diretório nacional é para que se construa o consenso onde for possível. Acho que podemos ter aqui este acordo. Mas também, se não for possível, faremos naturalmente as prévias”, afirmou.

Em Brasília, já foi feita uma tentativa há alguns dias de convencer Rosinha a abrir mão da disputa em Curitiba para que o candidato da sua tendência, a Democracia Socialista, em Porto Alegre, Raul Pont, fosse indicado sem maiores sobressaltos para a disputa na capital gaúcha. A troca não foi aceita, já que o deputado federal avalia que sua pré-candidatura em Curitiba não tem apenas o apoio da sua tendência e envolve outros campos do partido.

Antecipação

Se não houver consenso para a supressão das prévias, pelo menos já há um entendimento entre Vanhoni e Rosinha para que o processo de escolha do candidato seja antecipado para este ano. “Há uma impressão do Vanhoni e do Rosinha de que seria melhor que acontecesse este ano a prévia. Abrindo desde já o processo, o partido cria condições para fazer bons debates e começa 2004 já tendo digerido a disputa interna. Mas essa decisão caberá ao diretório municipal, depois de ouvir os dois lados”, afirmou o vice-presidente estadual do partido, Márcio Pessati.

Ele informou que até o final da primeira quinzena de outubro, o partido já deverá ter o resultado de uma pesquisa sobre o quadro eleitoral em Curitiba. Segundo Pessati, a pesquisa irá mostrar como estão posicionados os dois nomes do partido em Curitiba e os potenciais adversários de outras siglas.

Reunião

O plano de governo do Partido dos Trabalhadores para Curitiba também está sendo discutido pela cúpula municipal do PT. Os deputados e vereadores da legenda vão se reunir nesta semana para debater o assunto. Além dos vereadores da capital, participará o senador Flávio Arns. O Diretório Municipal do partido organizou vários grupos temáticos que estão levantando dados sobre Curitiba e realizando debates para aprofundar as discussões sobre as propostas da comunidade para o município.

Voltar ao topo