Primeiro balanço do TSE indica que 152 urnas foram substituídas até agora

As eleições transcorrem normalmente em todo o país, de acordo com o primeiro balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, 152 urnas foram substituídas, das quais 34 no interior de São Paulo, estado que lidera a lista.

Trinta urnas tiveram que ser trocadas no estado do Rio de Janeiro. Em seguida vêm Santa Catarina (24), Maranhão (20), Minas Gerais (15), Rio Grande do Sul (14), Paraíba e Bahia (quatro em cada), Espírito Santo (três), Mato Grosso (duas) e Amapá e Paraná (uma em cada).

“É um número até abaixo do índice que se verificou no primeiro turno e em outras eleições. Em Belém, onde houve bastantes [substituições] no primeiro turno, houve zero contingências até agora, nenhuma urna substituída”, disse o diretor-geral do TSE, Miguel Campos.

Nas 30 cidades onde há segundo turno, não foram constatadas prisões. Mas em Benedito Leite, no Maranhão, duas pessoas foram presas na madrugada acusadas de compra de votos. Pela manhã, ainda houve mais algumas prisões por boca-de-urna, mas o TSE não soube precisar quantas.

Benedito Leite teve a eleição de primeiro turno cancelada porque eleitores queimaram urnas eletrônicas. Por conta disso, o município realiza novamente o primeiro turno neste domingo. Um balanço das ocorrências nestas eleições deve ser divulgado pela Corregedoria-Geral do TSE ainda neste domingo (26).