Pré-candidatos a prefeito de Curitiba pelo PT se reúnem para discutir as eleições de 2012

Enquanto o ex-deputado Gustavo Fruet não decide o destino partidário, o PT começa o processo interno de discussão entre seus pré-candidatos. Nesta sexta-feira, 26, o diretório municipal promove um seminário para discutir conjuntura, plano de governo e diretrizes para 2012 com os três nomes cotados para concorrer às eleições, os deputados federais Ângelo Vanhoni e Dr. Rosinha e o deputado estadual Tadeu Veneri.

Os vereadores Jonny Stica, Pedro Paulo e professora Josete também participam da conversa, que tem como convidado especial o professor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Oliveira. O encontro é o primeiro de uma série de atividades que está sendo programada pelo diretório envolvendo a eleição para a prefeitura da capital no próximo ano.

A ordem para ir em frente com as discussões entre os nomes do partido foi dada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, quando veio a Curitiba, há quinze dias. Em reunião interna com os dirigentes e filiados, Falcão disse que o PT tinha interesse em conversar com Gustavo, mas enquanto esse diálogo não ocorre, o partido deve começar a construir suas candidaturas, como já ocorre em outras cidades.

O Seminário, além de ser um espaço de manifestação para os pré-candidatos, irá definir também o formato da preparação do plano de governo. O processo interno não impede as conversas que, por enquanto, são tratadas informalmente entre Gustavo e setores do PT, como o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), que já manifestou publicamente sua posição favorável a que Gustavo seja o candidato dos partidos da base do governo federal em Curitiba.

A expectativa é que Gustavo se filiasse no PDT para permitir esse acordo. Mas o ex-deputado tucano ainda está discutindo os prós e os contras dessa opção. Gustavo, assim como todos os demais candidatos às eleições que serão realizadas em 7 de outubro, tem até o final do mês de setembro para definir filiação partidária.