Assembleia

Conheça os oito aliados de Bolsonaro eleitos como deputado estadual no Paraná

Bolsonaro com Delegado Francischini e Felipe Francischini.
Delegado Francischini, eleito deputado federal, e seu filho, Felipe Francischini, eleito deputado estadual, acompanham Jair Bolsonaro em evento em Curitiba. Foto: Arquivo/Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Em 2014, o PSL elegeu um único deputado estadual no Paraná. Passados quatro anos, a onda bolsonarista fez o partido conquistar oito cadeiras na Assembleia Legislativa, alçando-o ao posto de maior bancada da Casa a partir de fevereiro.

Mais votado entre os 33 partidos que disputaram o pleito para o Legislativo estadual, o PSL, legenda do presidenciável Jair Bolsonaro, também foi impulsionado pela candidatura de Fernando Francischini. O delegado licenciado da Polícia Federal obteve a maior votação da história do Paraná de um candidato a deputado estadual (quase 428 mil votos). Sozinho, conseguiu quatro cadeiras para o PSL. As outras quatro vieram graças à grande votação da coligação “Endireita Paraná” (mais de 808 mil votos), que ainda contava com PTC e Patriota.

+Leia mais: Veja lista completa dos deputados estaduais eleitos no Paraná

Delegado Francischini (427.749 votos)

Delegado Francischini, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Denis Ferreira Netto

O londrinense de 48 anos é formado em Direito. Foi oficial do Exército e da Polícia Militar, antes de ingressar na Polícia Federal como delegado. Ganhou projeção com as prisões do traficante colombiano Juan Carlos Abadia e do contrabandista Law Kim Chong e elegeu-se deputado federal por dois mandatos, em 2010 e 2014. Tem no currículo político o comando da “Batalha do Centro Cívico” no papel de secretário de estado da Segurança Pública, que resultou em 213 feridos no confronto entre policiais e servidores públicos em Curitiba.

Coronel Lee (58.343 votos)

Coronel Lee, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Curitibano de 53 anos, também é formado em Direito. Ingressou na Polícia Militar em 1985 e passou por diversos batalhões: Choque, Rodoviário, Florestal, de Trânsito, Bope. Antes desta eleição – a primeira que disputou −, chefiava o 5º Comando Regional, em Cascavel. Vai se aposentar da PM no final deste ano.

Delegado Fernando (36.937 votos)

Delegado Fernando, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Nasceu em Marília, no interior de São Paulo, e tem 43 anos. Antes de se formar em Direito e começar a prestar concursos públicos, foi bancário. Aprovado em 2003 na prova de delegado da Polícia Civil do Paraná, já atuou em Xambrê, Goioerê, Maringá e atualmente trabalha em Umuarama. Esta foi a primeira eleição dele.

Luiz Fernando Guerra (32.216 votos)

Luiz Fernando Guerra, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

É de Pato Branco, na região sudoeste, e tem 33 anos. Advogado, já atuou em campanhas eleitorais e prestou serviços a deputados estaduais. Na gestão de Valdir Rossoni à frente da Presidência da Assembleia Legislativa, foi chefe de gabinete da diretoria-geral da Casa. Desde 2013, dedica-se à empresa de sementes da família. Apesar de ser a primeira eleição, foi beneficiado pelo histórico político dos tios (Ivanio e Alceni), ex-deputados federais.

Missionário Ricardo Arruda (27.574 votos)

Missionário Ricardo Arruda, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Natural de São Paulo capital, tem 56 anos. É empresário e Missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus, do Apóstolo Valdemiro Santiago. Foi candidato a vereador em São Paulo pelo PDT no ano 2000, mas não se elegeu. Mudou-se para Curitiba em 2009 e assumiu o mandato de deputado federal pelo Paraná por quatro meses em 2013, como suplente do PSC. Na sequência, elegeu-se deputado estadual também pelo PSC em 2014, na onda Ratinho Junior.

Do Carmo (17.695 votos)

Do Carmo, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Maringaense de 42 anos, integrou a Polícia Militar durante 15 anos. Deixou a corporação para atuar como advogado criminal. Entre 2013 e 2016, foi secretário municipal da Junta do Serviço Militar de Maringá, com o objetivo de apoiar o Exército no alistamento anual de cerca de 7 mil jovens da cidade e da região metropolitana. Exerce o primeiro mandato de vereador no município, tendo sido eleito pelo PR.

Emerson Bacil (17.626 votos)

Emerson Bacil, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

Nasceu em São Mateus do Sul, no Sudoeste do estado, e tem 35 anos. É advogado e dono de uma das principais rádios FM da região. O pai dele foi vereador e prefeito do município vizinho de São João do Triunfo, a 30 quilômetros de distância. Em 2008, pelo PPS, o deputado eleito chegou a se candidatar a vice-prefeito da cidade que foi administrada pelo pai, mas perdeu a disputa.

Subtenente Everton (13.047 votos)

Subtenente Everton, eleito deputado estadual no Paraná.
Foto: Reprodução/Facebook

É de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e tem 46 anos. Filho de marinheiro, morou em vários estados do país. Formado em Direito, ingressou no Exército em 1991 e serve em Curitiba desde 2003. Atualmente, está lotado na 5ª Divisão do Exército, no bairro Pinheirinho. Foi candidato a vereador na capital do estado em 2016, pelo PV, mas não se elegeu.

Bolsonaro amplia vantagem em nova pesquisa Datafolha pro 2º turno