MP escolhe lista para procurador-geral de Justiça

Sete candidatos disputam, hoje, a preferência dos 543 promotores e procuradores do Ministério Público do Paraná na eleição para procurador-geral de Justiça para o biênio 2008/09. Concorrem no pleito os procuradores de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Ernani de Souza Cubas Júnior, Ervin Fernando Zeidler e Bruno Sérgio Galatti e os promotores Angela Khury Munhoz da Rocha, Clayton Maranhão e Fuad Chafic Abi Faraj.

Mas a vitória nas urnas hoje não garante a eleição para o cargo. Os três candidatos mais votados comporão uma lista tríplice que será encaminhada ao governador Roberto Requião (PMDB). Este irá decidir, entre os três, quem será o novo procurador-geral, submetendo, ainda, sua decisão à Assembléia Legislativa.

Nas duas últimas eleições, o governador preteriu o candidato mais votado, (Maria Tereza Uille Gomes, em 2004 e Olympio de Sá Sotto Mairo, em 2006), escolhendo o segundo colocado, Milton Riquelme de Macedo.

Em meio aos conflitos entre o Ministério Público e o governo do Estado, por conta de assuntos como nepotismo e salários, que, inclusive geraram a crise na TV Educativa, que culminou com a proibição do uso político da emissora por parte do governador após denúncia do Ministério Público, é grande a expectativa sobre a postura do governador na escolha do novo procurador. Dos sete candidatos, cinco fazem oposição a Riquelme, ligado ao governador.

Após a votação, que deve ter apuração encerrada ainda na noite de hoje, a lista será enviada ao governador, que tem 15 dias para decidir o nome do novo procurador. A posse do novo procurador-geral deve ocorrer em abril.

Voltar ao topo