Lula e Alckmin entram na campanha em Curitiba

Os candidatos a prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) e Angelo Vanhoni (PT), reforçam suas campanhas no segundo turno da eleição com algumas das principais lideranças políticas do País.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará na cidade na segunda-feira (dia 18). Ele vem oficialmente para participar da inauguração do Laboratório Central do Estado, mas ontem sua assessoria conversou com integrantes da coordenação da campanha de Vanhoni, para formular uma agenda conjunta dos dois na cidade.

Lula tem um almoço marcado com o governador Roberto Requião (PMDB), antes da solenidade oficial. De acordo com o Palácio Iguaçu, o presidente chega à cidade por volta do meio-dia. Será recebido pelo governador e seguem diretamente para a Granja do Canguiri, onde reside Requião. Após o almoço, os dois irão para a nova sede do laboratório, em São José dos Pinhais. Esta é a agenda divulgada no final da tarde de ontem.

É a segunda vez neste mês que Lula vem ao Paraná. Na semana passada, o presidente esteve em Londrina, onde inaugurou um centro odontológico. Ele também gravou mensagens de apoio para os quatro candidatos petistas que estão disputando o segundo turno em Curitiba, Maringá (João Ivo Calefi), Londrina (Nedson Micheleti) e Ponta Grossa (Péricles Mello).

Ministros

A campanha eleitoral trouxe mais dois ministros ao Paraná, neste final de semana. Os ministros da Casa Civil, José Dirceu, e da Educação, Tarso Genro, foram escalados para reforçar os palanques. Dirceu participou de comício de Vanhoni ontem à noite em Curitiba, junto com o governador Roberto Requião (PMDB). Hoje, Dirceu e o presidente estadual do PT, André Vargas, estarão em Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Já o ministro da Educação estará amanhã em Curitiba. Além da capital, Genro irá também a Ponta Grossa, onde participa de atividades de campanha do candidato petista. Em Curitiba, ele estará presente em um ato público sobre a educação convocado por professores das redes públicas municipal, estadual e do ensino superior. O encontro está marcado para as dez horas, no Hotel Rayon.

Alckmin

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), desembarca amanhã em Curitiba especificamente para trazer seu apoio à candidaura do tucano Beto Richa à Prefeitura. Ele deve chegar ao aeroporto Afonso Pena por volta das 9h, e às 10h dá uma entrevista coletiva no Hotel Mabu, na Praça Santos Andrade. Dali acompanha Beto, o candidato a vice-prefeito Luciano Ducci (PSB), vereadores e outras lideranças do partido numa caminhada pela rua XV de Novembro, que vai terminar na Boca Maldita. Depois disso o governador retorna à capital paulista. Presidenciável e principal cabo eleitoral de José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo, o governador praticamente não deixou o estado no primeiro turno. No segundo, sua presença é aguardada em mais duas capitais, além de Curitiba, onde seu partido está concorrendo.

No primeiro turno, Alckmin gravou depoimento de apoio a Richa exibido durante o horário eleitoral gratuito, junto com vários outros, entre eles o do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). O ex-ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, também veio a Curitiba no início da campanha, para reunião com os tecnicos incumbidos da elaboração do plano de governo do candidato para o setor. A assessoria da coligação Curitiba Melhor pra Você não informa se outras estrelas tucanas vão estar em Curitiba para ajudar Beto. Um dos nomes cogitados é o do governador mineiro, mas a assessoria de campanha não confirma. Também na primeira fase da disputa, Richa teve um encontro com o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que veio fazer uma palestra atendendo convite de entidade empresarial.

Voltar ao topo