Horário eleitoral não modifica cenário da disputa em Curitiba

A segunda pesquisa do Datafolha mantém Beto Richa (PSDB) disparado na liderança da disputa pela Prefeitura de Curitiba. Ele aparece com 71% das intenções de voto, enquanto a segunda colocada Gleisi Hoffmann (PT) aparece com 15%.

Beto caiu 1% e Gleisi subiu 3% em relação ao primeiro resultado em julho. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a situação permanece inalterada.

Em terceiro lugar aparece Fábio Camargo (PTB) com 2%, depois Carlos Moreira (PMDB) com 1%. O candidato Bruno Meirinho (PSOL), Maurício Furtado (PV), Ricardo Gomyde (PCdoB) e Lauro Rodrigues (PTdoB) não atingiram 1%. O número de eleitores que disseram votar em branco ou nulo somou 4%, mesmo da pesquisa anterior. Já o número de indecisos ficou em 5%, antes eram 6%.

A pesquisa encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) foi feita nos dias 21 e 22 de agosto e é a primeira divulgada após o início do horário eleitoral gratuito, na última terça-feira. Foram ouvidos 848 eleitores. Pelos resultados, nota-se que os primeiros dias da campanha no rádio e televisão não geraram modificação no quadro.

Considerando a margem percentual de erro todos permanecem na mesma situação. Beto disparado, seguido de Gleisi. Fábio Camargo tinha 3% na primeira e agora caiu um ponto. Carlos Moreira tinha 1% e agora voltou a apresentar o mesmo índice.

Em pesquisas de outros institutos divulgadas recentemente, Moreira não estava chegando a pontuar. Bruno Meirinho na primeira pesquisa do Datafolha tinha 1% e agora não pontuou. Os demais candidatos não pontuaram na primeira e nem na segunda.

O Datafolha também fez pesquisa de voto espontâneo. Beto Richa é o mais lembrado com 57% das menções. Porcentagem 12% acima da anterior que era de 45%. Gleisi também subiu 4% e agora tem 8% da preferência. Carlos Moreira aparece com 1%. Fábio Camargo, Lauro Rodrigues e Ricardo Gomyde foram citados, mas não atingiram 1%.

Dos três, apenas Fábio também foi lembrado na primeira pesquisa espontânea, embora também não tivesse chegado a 1%. Outras respostas somaram 3%. Votariam em branco ou anulariam o voto 2%, seguido de 27% de indecisos. O registro no Tribunal Regional Eleitoral tem o número 1707/08.

Beto Richa comentou o resultado da pesquisa. “Estes números refletem o que temos visto na campanha, com apoio muito grande da população para administração municipal. Curitiba avançou nos últimos anos e a população mostra que quer a continuidade deste trabalho”, disse.

Para Gleisi o desempenho na pesquisa foi positivo. “O resultado da pesquisa só comprova o que nós estamos sentindo nas ruas. Quanto mais a população conhece as nossas propostas, mais o cenário muda. Existe espaço para debate na cidade e nós vamos continuar com o mesmo ritmo, andando pelos bairros e divulgando as nossas idéias para melhorar o que está bom e fazer o que nunca foi feito”, comentou.

Carlos Moreira disse que aposta no crescimento já que a propaganda eleitoral está penas no início. “Os números do Datafolha ainda não podem detectar uma alteração sensível, pois foram realizados nesta quinta e sexta-feira à tarde, após a veiculação de apenas um programa eleitoral dos candidatos a prefeito, na quarta-feira. Dessa forma, o resultado foi semelhante ao da pesquisa anterior”, disse. O Estado tentou entrar em contato com Fábio Camargo, mas não obteve resposta.