Curitiba

Gustavo Fruet ganha aliado forte para ser candidato pelo PSDB

O ex-deputado federal Gustavo Fruet tem um aliado poderoso na cúpula do PSDB para postular a indicação de candidato a prefeito de Curitiba nas eleições de 2012. O atual presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni (PSDB), defendeu nesta quarta-feira o direito de Gustavo de ser candidato do partido na disputa municipal.

Rossoni, que deixará a presidência do partido em março em favor do governador Beto Richa, mas que continuará no comando, no cargo de vice-presidente, acha que por melhor aliado que seja o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), os tucanos não podem esquecer de Gustavo. “Ele é um dos expoentes do nosso partido. Deu uma grande contribuição ao partido e a eleição para o governo”, afirmou.

Em nome do projeto político do partido, Gustavo foi capaz de deixar em segundo plano os seus projetos individuais, elogiou Rossoni. Ele lembrou que Gustavo concordou em abdicar da disputa ao Senado para deixar a vaga reservada ao ex-senador Osmar Dias (PDT). Quando o pedetista desistiu da aliança com os tucanos e se candidatou ao governo, Gustavo foi chamado a ocupar a vaga e concordou, citou. “Foi um grande parceiro da eleição. Se ele tem o desejo de ser candidato, tem que ter a opção de ser candidato”, disse.

A pré-candidatura de Ducci à reeleição não é vista como um problema pelo tucano.“Se tivermos três candidatos, todos podem concorrer no primeiro turno”, afirmou o dirigente do PSDB estadual. Sobre Ducci, Rossoni é direto. “Tem sido um fiel companheiro. Ele tem o direito de concorrer”.

Árbitro

O compromisso que o governador já teria assumido de apoiar Ducci à prefeitura é relativizado pelo presidente estadual do PSDB. Para Rossoni, Beto não irá impedir Gustavo de disputar a indicação.  “Nós conhecemos o Beto Richa. Ele é ponderado. Jamais tiraria a liberdade de decisão de Gustavo em ser candidato”, afirmou.

Rossoni tem insistido que Beto não deve se posicionar por esta ou aquela candidatura. “O Beto tem que ser magistrado no grupo”, comentou.

Triagem

O trabalho da próxima direção do PSDB já está sendo planejado. De posse dos resultados da votação na eleição para o governo, Rossoni propõe uma “intervenção branca” naqueles municípios onde o partido não atingiu a meta. “Nesta situação estão cerca de cem municípios”, afirmou.

Nem todos os municípios onde Beto foi derrotado cairão na “malha fina” no PSDB. A atenção do PSDB estadual está voltada para os diretórios onde Beto perdeu a eleição quando havia condições favoráveis a um desempenho melhor. “Há municípios onde perdemos, mas cumprimos nosso objetivo porque reduzimos a desvantagem. Mas tem outros lugares onde poderíamos ter ido muito bem e não houve trabalho”, explicou.