Governador decreta luto pela morte do presidente da Polônia

O governador Orlando Pessuti decretou, neste sábado (10), luto oficial por três dias em razão da morte do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, vítima de um desastre aéreo no aeroporto de Smolensk, oeste da Rússia.

Pessuti lamentou a fatalidade e lembrou a importante participação dos imigrantes poloneses e seus descendentes na formação da identidade cultural e no desenvolvimento econômico do Paraná.

A comunidade polonesa de Curitiba irá celebrar duas missas – em polonês e em português – em memória das vítimas do acidente aéreo. Os cultos começam às 9 horas deste domingo, na Igreja de Santo Estanislau, na Rua Emiliano Perneta, 463, no Centro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também decretou luto oficial de três dias. Lula enviou uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, e ao presidente interino, Bronislaw Komorowski.

De acordo com a BBC Brasil, o avião, um Tupolev-154, viajava de Varsóvia para a cidade russa de Smolensk, onde as autoridades polonesas participariam de uma cerimônia para lembrar os 70 anos do massacre de mais de 20 mil prisioneiros de guerra por forças russas na floresta de Katyn durante a Segunda Guerra Mundial.

O acidente ocorreu no momento em que a aeronave tentava pousar em meio à névoa densa, pouco antes das 11 horas de Moscou (4 horas em Brasília). Também morreram no acidente a esposa de Kaczynski, Maria, e várias autoridades polonesas. Segundo informações da BBC Brasil, havia quase 100 pessoas a bordo e não houve sobreviventes.