Dilma quer inaugurar 4 universidades federais até 2014

A presidente Dilma Rousseff afirmou na manhã de hoje que a meta do governo federal é inaugurar quatro novas universidades, no Norte e no Nordeste, e atingir um total de 1,2 milhão de alunos matriculados em instituições de ensino federal até 2014.

A presidente ressaltou que o governo pretende ainda estender a atual rede de ensino superior, com a criação de 47 novos campi, e enfatizou que o investimento do poder público na área da educação irá ajudar o Brasil a atravessar o atual cenário de crise global.

“Nós temos de ter consciência de que estamos vivendo uma situação mundial de muitas turbulências lá fora e estamos preparados para atravessar esse momento de instabilidade econômica mundial, mas não podemos descuidar”, afirmou. “Por isso, o nosso esforço para dar o salto na educação, o salto tecnológico”, acrescentou durante o programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”.

A presidente lembrou que o governo federal começa agora a terceira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação, iniciado na administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa, segundo Dilma, também deve viabilizar a criação de 208 novas escolas técnicas em 200 municípios brasileiros.

“Esse processo começou no governo Lula. Entre 2003 e 2010, foram criadas 14 universidades federais e 126 novos campi universitários”, salientou. “Fazendo as contas, você vai ver que o governo Lula fez mais do que nos cem anos anteriores, e que agora nós também faremos mais do que nos cem anos anteriores”, prometeu.