Painel eletrônico

Deputados vão usar equipamento biométrico para votar no PR

O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), anunciou nesta quarta-feira que vai adquirir um equipamento biométrico para registro da freqüência e votações no painel eletrônico do plenário. O novo sistema vai substituir o teclado, que funciona à base de senhas compostas por números da ordem de entrada em plenário e escolhidos pelos deputados.

A mudança no sistema foi aprovada em reunião de líderes após o episódio registrado na terça-feira, quando mesmo tendo anunciado publicamente que faltaria à sessão para presidir uma reunião em Maringá, o deputado Fábio Camargo (PTB) teve a presença registrada na sessão antes do início da votação.

Camargo enviou um ofício a Rossoni pedindo a realização de uma auditoria para descobrir se houve fraude. “Quero saber se houve uso da minha senha indevidamente ou algum erro no painel. Pois é inadmissível que isso aconteça pois estava em outra cidade e a senha é de uso pessoal e intransferível”, afirmou.

Foco

O presidente da Assembleia não quis comentar a suspeita de fraude. Rossoni disse que considera o caso “delicado” e que as apurações serão feitas com muito cuidado. Rossoni suspeita que pode estar havendo uma tentativa de “estragar” a repercussão positiva das mudanças que vêm sendo efetuadas na Casa.

Em projeto de resolução apresentado nesta quarta-feira, a Mesa Executiva regulamenta a votação por meio do painel eletrônico.