DEM espera apoio em São Paulo para ir com Beto

O presidente estadual do DEM, deputado federal Abelardo Lupion, disse ontem que se o PSDB de São Paulo apoiar a candidatura do prefeito Gilberto Kassab, o partido terá mais disposição para conversar sobre uma aliança em Curitiba com os tucanos.

Além do impasse de São Paulo, onde Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu concorrer com Kassab, os Democratas também estão ressentidos com os tucanos em Curitiba porque o prefeito Beto Richa (PSDB) não admite remover Luciano Ducci (PSB) na chapa para que o DEM indique o candidato a vice-prefeito.

Lupion afirmou que Beto se precipitou nas negociações e que faltou maturidade política ao prefeito ao fechar acordo com outros partidos, sem deixar espaço para o DEM. Hoje, Lupion e Beto se encontram para uma conversa. ?Se ele nos quer, ele tinha que ter esperado. O que foi que sobrou para nós??, questionou o dirigente dos Democratas.

Na terça-feira, os dois já conversaram em Brasília, num encontro que teve a participação de dirigentes nacionais dos dois partidos e mais o pré-candidado do DEM à prefeitura, deputado estadual Osmar Bertoldi. Foi no retorno que Beto decidiu confirmar Ducci como candidato a vice-prefeito, novamente.

Vai longe

Lupion antecipou que o encontro não terá caráter ?terminativo? e que nada será decidido sem antes uma boa conversa interna. Principalmente com os candidatos a vereador, afirmou Lupion, alegando que o partido não abdica do projeto de conquistar cinco cadeiras na Câmara Municipal de Curitiba, mesmo número que ocupa atualmente.

A meta é alcançada mais facilmente com uma candidatura própria, avaliam os Democratas. ?Se for para discutir alianças, vou querer saber qual vai ser o espaço dos vereadores?, disse.

Para Lupion, as negociações para uma composição entre DEM e PSDB devem levar em consideração não apenas a estrutura do seu partido como o tempo no horário eleitoral gratuito.

?Nós temos o mesmo tempo de televisão do PSDB, que é de três minutos e alguns segundos. Se ele (Beto) quer deixar a vaga de vice para um partido que tem trinta segundos…?, cutucou.

Lupion disse ainda que o DEM já está com uma estrutura montada para o lançamento da candidatura de Bertoldi à prefeitura. E que até por isso, as negociações com o PSDB não são confortáveis. Mas que se a situação em São Paulo se alterar, haverá mais boa vontade em Curitiba em relação a candidatura à reeleição de Beto Richa.

Lupion afirmou que, em São Paulo, o governador José Serra (PSDB) está empenhado em acertar os ponteiros entre os dois partidos. ?O Serra está trabalhando pesado para um acordo. Vamos ver o que vai ocorrer?, disse. 

Voltar ao topo