Gabinete presidencial

Conheça o Palácio da Alvorada, a nova ‘casa’ de Michel Temer

Brasília-DF, 29/06/2011. Fachada e interior do Palácio da Alvorada. Foto: Ichiro Guerra/PR.

A confirmação do impeachment de Dilma Rousseff, na tarde desta quarta-feira (31), confirma também a saída da agora ex-presidente do Palácio do Alvorada, a residência oficial de quem assume o cargo mais alto do país. Agora, Dilma Terá 30 dias para deixar o local.

Leia mais sobre o tema

O Palácio da Alvorada, projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte e abriga a residência oficial do Presidente da República. Em 30 de junho de 1958, com sua inauguração, passou a ser a residência do então Presidente Juscelino Kubitschek .

A edificação é composta de:

  • subsolo que abriga um auditório para 30 pessoas, Sala de Jogos, Almoxarifado, Despensa, Cozinha, Lavanderia e a Administração do Palácio.
  • térreo com salões utilizados pelo Presidente da República, para compromissos oficiais de governo.
  • primeiro andar que constitui a parte residencial do Palácio, onde se encontram quatro suítes e salas íntimas.

O Palácio tem um espelho d’água, que reflete a imagem da edificação, criando um espaço virtual infinito, complementado com uma escultura em bronze, denominada As Iaras, obra do artista plástico e escultor brasileiro Alfredo Ceschiatti.

Conheça

 

Voltar ao topo